Casa Cor preserva árvores nas Graças

Compartilhe nas redes sociais…

Enquanto no Recife, qualquer problema nas árvores de ruas, praças e jardins é motivo para derrubá-las, a edição 2017 da Casa Cor mostra um exemplo de como preservar o verde, através de soluções em projetos de arquitetura que poupam plantas adultas. Ao invés da motosserra, elas são integradas no ambiente criado por profissionais do escritório Porto Neves (Adriana Porto e Lúcia Neves). O projeto das duas arquitetas tem como preocupações a funcionalidade e a sustentabilidade.

Elas desenvolveram dois ambientes – escritório e terraço – com exaltação de áreas verdes, reutilização de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental. “O conceito de sustentabilidade perpassa todas as etapas e detalhes do projeto”, diz Adriana.  E a primeira ideia foi justamente valorizar duas árvores do terreno do casarão onde a Casa Cor está instalada, no bairro das Graças. Evitando-se, assim, erradicação, mutilação e até mesmo poda.  “Não queríamos estrangular as árvores pelo tronco, tirando a copa da vista de quem usufrui do espaço”, conta Adriana. Não é um exemplo bacana?

“Então, criamos um ambiente em que as árvores foram integradas, em área que proporciona interatividade, ao mesmo tempo em que se agrega o verde ao espaço de trabalho”, acrescenta. O #OxeRecife faz questão de divulgar notícias como essas, de cuidado com o verde, com a preservação de nossas árvores. Até porque o Blog faz a campanha que todos conhecem #ParemDeDerrubarÁrvores.  Além de evitar o corte das plantas, o projeto das duas arquitetas utiliza materiais recicláveis, ventilação e iluminação natural e ainda possui teto verde, para conforto acústico e térmico. A Casa Cor está instalada pela segunda vez em um casarão da Avenida Rui Barbosa, construído em 1922. E oferece 43 criativos ambientes aos visitantes. Um verdadeiro deleite para os olhos. E, pelo que se vê, também para a natureza.

Leia também:

População acusa arboricídio no Recife
Marcada para morrer. Fiquem de olho.
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (56)
Exemplos de amor ao verde no Recife

Serviço:

Casa Cor 2017
Quando: de 21 de setembro a 12 de novembro
Onde: Avenida Rui Barbosa, 471, Graças
Horários: Terça a sexta, das 16h às 21h; sábado, 13h às 21h; Domingos e feriados, de 13h às 20h.Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Rogério Maranhão /Divulgação / Casa Cor

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.