O Sertão não virou mar, mas vai virar poesia. Pelo menos, o Centro Cultural Cais do Sertão. O equipamento que fica na Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo, abre as portas nesse domingo (16/10) para uma sessão aberta ao público, com entrada gratuita. É o show “25 Anos 25 horas de repente”, através do qual se comemora as “bodas de prata” da dupla de repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira. Prepare os ouvidos e o espírito, porque a dupla promete fazer cinco horas de cantoria pé de parede. E não fica aí não…
A dupla está percorrendo cinco cidades, “ancorando” um show de cinco horas em cada “porto”, totalizando as 25 horas que dão nome ao projeto que está sendo executado. No Cais do Sertão, a cantoria tem início às 17h. A dupla Antonio e Edmilson possui uma longa parceria que já rendeu muitos frutos. Os dois cantadores contabilizam mais de 300 primeiros lugares em festivais de repentistas por todo o Brasil. Possuem sete CDs e cinco DVDs gravados, além de participação em 30 CDs no mercado e 18 DVDs. Os cantadores já fizeram três turnês na Europa. E no nosso país, foram classificados em segundo lugar no 2º Festival Nacional Voa Viola (junho/2012), entre outras conquistas.
No Cais do Sertão, Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira estarão muito bem acompanhados. Vejam só quem se apresenta com eles: os poetas cantadores Raimundo Caetano, Hipólito Moura, João Lídio e Arlindo Filho; os emboladores de coco Papagaio Falador e Topo Gigio; o aboiador Zito Alves; o cordelista Raudenio Lima e na declamação, Chico Pedrosa. O projeto 25 Anos 25 Horas de Repente tem incentivo do Funcultura – Fundarpe, do Governo de Pernambuco. Com estreia em setembro, a caravana já passou por Garanhuns (no Agreste) e Itapetim (no Sertão do Pajeú). Ainda em Pernambuco, fazem essa apresentação de hoje à tarde, no Recife.
Mas em novembro, os poetas embarcam para apresentações em Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte (onde nasceu Antonio Lisboa) . Depois, visitam Várzea Grande, no Piauí (terra natal de Edmilson Ferreira). Os dois repentistas moram no Recife desde 1995. A cidade terminou virando ponto de convergência, pois foi na capital pernambucana que os dois se juntaram e formaram a dupla. Encontraram muita identidade, ao descobrir – um no outro – características poéticas semelhantes do ponto de vista performático. Construíram uma harmonia instrumental, rítmica e vocal criando juntos muitas melodias. E haja parceria!….
Leia também
Cais do Sertão tem Japonesia
Exposição: O Sertão virou mar no Cais
Cais do Sertão festeja dois mitos
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Cais do Sertão mostra Arte de J. Borges
Bordados de Passira no Cais do Sertão
História do futebol no Museu Cais do Sertão
MIssa do Vaqueiro do Sertão ao cais
Dicas de diversão para autistas por quem entende do assunto
Centro Cultural Cais do Sertão: Quinteto Violado e Luiz Gonzaga
Bernarda Soledade no Cais do Sertão
Fechado, Cais do Sertão movimenta programação virtual
Cantadores: “Bolsonaro é a marca do passado”
Tributo a Altino Alagoano, que não era ele. Era ela
Viagem ao Xaxado, ao forró e ao cangaço
Violeiros, cantadores e poetas em feira
Festa dupla para Chico Pedrosa
Festival movimenta Sertão dos Poetas
Dedé Monteiro, o Papa da Poesia
Serviço:
Evento: 25 ANOS 25 HORAS DE REPENTE
Data: Domingo, 16 de outubro
Horário:A partir das 17h
Quanto: entrada franca
Local: Vão Livre do Centro Cultural Cais do Sertão (Próximo ao Marco Zero no Armazém 10,
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife/PE)
Mais informações: (81) 99760-9444 | 99249-5745
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação