Apipucos tem “Movimenta Cineclube”: mudanças climáticas em discussão

Os últimos temporais registrados em Pernambuco mostraram como o descarte irregular do lixo prejudica a todos, com risco maior para deslizamento de barreiras e entupimento de canais e rios.  E esse é apenas um dos muitos problemas na preservação do meio ambiente, aqui no Recife. Pois é justamente a preocupação com a natureza o tema do do Movimenta Cineclube, que tem encontro agendado no sábado (27) em Apipucos. Serão exibidos dois filmes: Recife Frio (de  Kleber Mendonça) e Floresta que refresca (do Centro Sabiá). A reunião começa a partir das 14h, na sede da Associação de Moradores de Apipucos, que fica na Rua dos Caetés, 195, onde ocorrem os encontros do Luila e Pretinha Cineclube Apipucos.

O Luila e Pretinha Cineclube Apipucos é o braço do Movimenta Cineclubes e Organização Popular naquele bairro da Zona Norte. E instalou-se na sede da Associação (foto ao lado). O Movimenta tem por objetivo utilizar os recursos audiovisuais e a sétima arte para motivar a comunidade a dialogar sobre questões sociais e ambientais. Os filmes servem como elementos de provocação para movimentar assuntos que são discutidos em rodas de diálogo. A julgar pelo títulos dos filmes de amanhã é fácil se perceber que os assuntos do dia são as mudanças climáticas.

A alimentação saudável e agroecologia também entram em discussão. O que é muito bom, nesses tempos em que somos surpreendidos  a cada dia com a liberação de mais um veneno para a nossa agricultura.  O Movimenta já percorreu 55 localidades do Recife, entre bairros e comunidades.  Cada bairro conta com uma equipe de facilitadores e articuladores. E cada sessão tem um tema para discussão.

No sábado, o cineclube faz uma exposição para Maria Pretinha, figura muito respeitada na comunidade e que faleceu no mês passado. Além da exposição, a programação do Luila e Pretinha Cineclube é a seguinte: 14h às 16h – Apresentação e troca de ideias com facilitadoras  do Movimenta Cineclube e Organização Popular. No mesmo horário, haverá um laboratório Recife-Munique com  participação dos pesquisadores e cineclubistas alemães, Felicitas Sonvillas e Patrick Thomas. A partir das 17h, exibição de filmes e rodas de diálogo do Luíla e Pretinha Cineclube.

Leia também:
Bairros ganham Movimenta Cineclubes
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Cinema vai à escola e praça em Tabira
Cinema, rio e bicicleta em discussão
Esplendor e o cinema para cegos
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos
Cavalos “pastam” em Apipucos
Apipucos pede socorro
Paróquia faz seresta em Apipucos
Festa religiosa em Apipucos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Movimenta Cineclubes e Organização Social

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.