A reunião pública que ocorreria na tarde dessa quarta-feira (19/04), para discutir a implantação do Burle Marx Open Mall foi adiada. O empreendimento, que ficará no Poço da Panela, tem despertado polêmica entre os moradores daquele bairro e também de Casa Forte. Por esse motivo, haveria um encontro virtual hoje, para debater o assunto sob a coordenação da vereadora Liana Cirne (PT). Mas o Gabinete da petista divulgou uma lacônica nota, segundo a qual a reunião “foi adiada, sem previsão de nova data”, por motivo de “força maior”.
Segundo a assessoria da vereadora, ela teria um compromisso de última hora no mesmo horário. Mas não foi explicado qual. A audiência estava marcada para 16h e iria se prolongar até 18h. Seria realizada de forma virtual. O link do encontro chegou a ser divulgado nas redes sociais. Dele participariam representantes da sociedade civil, moradores dos bairros de Casa Forte e Poço da Panela. Autoridades da Prefeitura e empreendedores também seriam convidados. Tudo para discutir a implantação de polêmico centro comercial no local onde ficam as antigas instalações do Hospital Gomes Maranhão (foto acima).
Gerido no século passado pelo Sindicato de Trabalhadores da Indústria do Açúcar, em época em que ainda não havia o SUS, o Gomes Maranhão não funciona mais há décadas. Mas os moradores do Poço e de Casa Forte exigem mais debate sobre o impacto ambiental do Mall e também sua influência no trânsito da Zona Norte, já muito estrangulado. O Mall deverá ter 28 lojas, dez salas (para escritórios, consultórios, etc) e 107 vagas na garagem, número que os moradores do Poço e de Casa Forte, consideram insuficientes.
Eles acham que os carros estacionarão nas ruas, atrapalhando mais ainda o trânsito já bastante conturbado naquela região. Até a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) exige maior discussão sobre o projeto, que encontra-se em tramitação na Prefeitura do Recife No #OxeRecife apareceu mais um setor preocupado com a obra. Motoristas de táxi trabalham em frente ao antigo Gomes Maranhão temem perder o direito de ficar no local. Em mensagem ao #OxeRecife, o taxista Gilmar Rego pede apoio à Prefeitura em nome dos colegas para que não sejam retirados do local. “Esse ponto existe há mais de meio século e precisamos do apoio dos moradores do Poço e de Casa Forte para ficarmos, pelo menos, na mesma rua”, apela.
Veja mais informações detalhadas nos links abaixo.
Leia também
Nova polêmica na Zona Norte: Burle Marx Open Mail
Fundaj X Atacado dos Presentes: Guerra longe do fim
Processo de tombamento atrapalha planos de Atacado dos Presentes
Tombamento da Fundaj esquenta briga
Atacado dos Presentes: Indeferimento ambiental
Poço da Panela e Atacado dos Presentes: Polêmica só faz crescer
Abaixo assinado contra Atacado dos Presentes mobiliza Poço da Panela
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes. Até Fundaj é contra
A polêmica do Atacado dos Presentes
Poço da Panela e a briga de gigantes
Poço da Panela quer barrar Atacado dos Presentes
Poço da Panela: Plantio de árvores contra Atacado dos Presentes
O Poço da Panela resiste e faz protesto contra loja de materiais construção
Moradores rejeitam lojão no Poço da Panela
Sagrada Familia pode virar IEP
Parem de derrubar árvores (198)
Parem de derrubar árvores (241). Verde ameaçado no Poço da Panela
Protesto mobiliza Zona Norte
Abraço em praça será protesto
Lojão e colégio: Confusão na Zona Norte
GGE: “Amigos do Parnamirim cobram transparência e respeito às leis
GGE diz que fez a coisa certa
Cais José Estelita começa a virar pó
José Estelita: “A prefeitura devia ser ágil, também, no atendimento ao cidadão”
Estelita: “Memória só serve para juntar lixo”
A verdade sobre o Americano Batista
Demolição de marco da arquitetura moderna gera protestos no Recife
Sessão Recife Nostalgia: Mais um chalé demolido na nossa cidade
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Redes sociais