Responsável pela mudança na paisagem dos altos do Recife, o Programa Mais Vida nos Morros acaba de chegar em mais uma comunidade, dessa vez a quase sempre esquecida UR-10, que fica no bairro do Ibura, área popular da Zona Sul da capital. Muros, casas e áreas de uso comum ganharam pinturas lúdicas de Jeff Allan, conhecido artista urbano do Recife. Como novidade, a instalação de brinquedos para estimular a criatividade da criançada. Estes foram elaborados a partir da escuta ativa dos pequenos e dos seus cuidadores.
O Mais Vida nos Morros é tocado pela Secretaria de Inovação Urbana do Recife, a mais criativa da atual gestão. O Programa inclusive já rendeu prêmios internacionais à Prefeitura. Além das grafitagens, a comunidade ganhou revitalização de duas encostas, urbanização e pavimentação de vias, iluminação, drenagem, escadaria, colocação de corrimão, entre outras melhorias. Os serviços foram implantados em parceria com a Emlurb. “A desigualdade é um dos maiores desafios do Brasil e os desafios urbanos nas periferias refletem isso”, afirma o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi.
Para ele, “o Recife encontrou um caminho”. Explica qual o caminho: “É olhar para as periferias como oportunidade”. E acrescenta: “É acima de tudo sobre amor, orgulho, autoestima e vontade de fazer a diferença no lugar onde vive”. Cerca de 125 famílias, ou seja, 500 pessoas foram atendidas com a requalificação em casas, muros, ruas, calçadas, escadarias, postes e fachadas. O mural de Jeff Alan tem o lema “Nós amamos o UR-10”, uma forma de aumentar o sentido de pertencimento.
Foram removidos pontos críticos de lixo através de um trabalho de educação ambiental e instaladas sinalização lúdica de conscientização ambiental. Em algumas comunidades onde o programa chegou, o lixo plástico antes jogado em riachos e córregos vêm se transformando em utensílios domésticos e equipamentos urbanos para as comunidades envolvidas. O Mais Vida nos Morros teve início em 2016, e atende diretamente 24.720 mil moradores em 49 comunidades do Recife. O Programa conta com a ajuda da iniciativa privada, através de parceria da Akzo Nobel, através das Tintas Coral. Entre as comunidades que já foram beneficiadas encontram-se: Morro da Conceição.
Leia também:
Mais Vida nos Morros: Lagoa Encantada em evento internacional
Mutirão mega no Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros ganha prêmio
CurioCidades: o Recife turístico e afetivo de 40 fotógrafos
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Barco, caminhada e Mais Vida Teimosa
Centro do Recife precisa de mais vida
Laboratório da Paz transforma morros
Alto Sustentável completa cinco anos
Alto José Bonifácio está mais colorido
Morros começam a ganhar hortas
Troque uma muda por uma ideia
Mais Vida nos morros do Vasco
Que tal turismo nos morros coloridos?
ONU de olho no Mais Vida nos Morros
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Mais Vida nos Morros se amplia
Praça alegre colorida na Mário Melo
A rua também é nossa
Culinária sustentável: Iguarias com cascas de banana, bagaço de coco
O lixo que virou lixeira
A democrática mais vida teimosa
Centro precisa de “Mais vida”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR