Nada como se virar. Quem não tem emprego, empreende. E, muitas vezes, não quer nem mais trabalho formal, porque o por conta própria rende mais. E se o empreendedor contar com um empurrãozinho – tipo Sebrae ou Prodarte – melhor ainda. Os artesãos do Recife que participaram da última edição da Fenearte – a 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – que o digam. Eles estão rindo à toa, e comemorando aumento de 168 por cento nas vendas naquela Feira, em comparação aos valores arrecadados em 2021.
A Fenearte ocorreu entre os dias 6 e 17 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco. Porém nem todo artesão tem condições de bancar, sozinho, um estande para expor seus produtos em um evento daquela dimensão. E aí vem o caso típico de confirmação do ditado, segundo o qual a união faz a força. No Recife, valeu a articulação do Prodarte (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato), que viabilizou a participação de pequenos empreendedores no evento. O Prodarte é Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato) do Recife, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do Recife. Nele, estão inscritos 1.200 artesãos, que contam com apoio institucional para expor e vender seus produtos.
Para o artesão Cristiano Joaquim, morador do bairro da Boa Vista, participar da Fenearte é sempre uma grande oportunidade de incrementar as vendas. “Eu trabalho com bijuterias artesanais há 20 anos e meu produto é bem vendável. A iniciativa do Prodarte sempre nos ajuda muito”, comenta o profissional que, através do programa, já expôs seus produtos cerca de quatro vezes na Fenearte. Já Sarusa Mendes fez a estreia na Fenearte em 2022. E diz que a experiência superou suas expectativas. “O espaço é uma vitrine. Para mim, foi ótimo desde a possibilidade de expor meus produtos e até trocar contatos com as pessoas e possíveis clientes”.
Para ampliar as oportunidades na Fenearte, o Prodarte dividiu em dois grupos de quatro pessoas a cada seis dias de feira. E eles passaram por curadoria. No decorrer do ano, além da Fenearte , os artesãos inscritos no Programa participam de eventos como Fenahall e Artesanal Nordeste. Também fazem exposição e vendas em festas de São João e Carnaval. Participam de Feiras no Recife Antigo, Casa Forte e Boa Viagem. Também expõem seus produtos na lojinha do Jardim Botânico do Recife, no Bairro do Curado. Mensalmente, participam de feira de artesanato no hall da Prefeitura. Há, ainda, feiras extras em datas especiais: Carnaval, Natal e Dia das Mães. Abaixo, você confere links sobre artesanato e , no Serviço, veja como é fácil se inscrever no Prodarte, que facilita as chances de exposição dos seus produtos.
Leia também
Fenearte inclusiva
O movimento mangue na moda é o assunto do dia na Fenearte
Fenearte está bombando
Começa a Fenearte: A festa para os olhos
Eduardo Ferreira lança Coleção Aláfia na abertura do Muafro
Fenearte está bombando
Começa a Fenearte: A festa para os olhos
Fenearte vai bombar com manguebeat
Corra que a Fenearte acaba hoje
Alunos fazem aplicativo para Fenearte
A vez dos reciclados na Fenearte
Prestigie artesãos do Recife na Fenearte
Moda sustentável na Fenearte
Corra que a Fenearte acaba hoje
Ganzá inspira praça premiada
Alunos fazem aplicativo para a Fenearte
Os santos de Ribamar na Fenearte
Prestigie os artesãos do Recife na Fenearte
Dia de fazer garimpo na Fenearte
O mané gosto de Saúba
Centro de Artesanato de Pernambuco ganha livraria
Plaza Shopping ganha loja de artesanato
Que tal dar artesanato no Natal?
Artesanato baratinho no Sítio Trindade
Fenearte também é ressocialização
Dia do artesão: Viva Miro dos Bonecos
Miro e o show dos seus bonecos
A Serra Pelada de Sinha é só riqueza
São Francisco, natureza e artesanato
Dia do Artesão: Viva Miro dos Bonecos
O Mané Gostoso de Saúba
Fotógrafos documentam mamulengos
Moda pernambucana no Marco Zero
Eduardo Ferreira lança Coleção Aláfia
Combo X revive Manguebeat no Capibar
Serviço
Se você é artesão, veja como se associar ao Prodarte
Onde: O Prodarte fica no andar térreo do edifício sede da Prefeitura, no Cais do Apolo
Horário de atendimento: 8h às 17h
Documentos necessários: Cópia RG; Cópia CPF; Cópia do comprovante de residência; Cópia da Carteira Nacional de Artesão, emitida pelo Programa de Artesanato Brasileiro- PAB; – 02 Fotos 3×4; quatro fotos dos produtos.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert/PCR