Plaza Shopping ganha loja de artesanato

Quem mora na Zona Norte não precisa mais se deslocar até o centro do Recife, para comprar uma peça artesanal de bom gosto. Seja para decorar a residência ou para dar de presente. É que a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) acaba de inaugurar uma filial do Centro de Artesanato de Pernambuco no Plaza Shopping, o mais tradicional mall da Zona Norte. O Plaza fica no bairro de Casa Forte.

É a quarta unidade do Centro de Artesanato, cuja unidade mais conhecida funciona no Bairro do Recife. As outras três ficam no Centro (Marco Zero); Bezerros (no Agreste, a 107 quilômetros da capital); e ainda dentro do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (em Olinda). O Centro de Artesanato de Pernambuco tem um estoque de mais de 25 mil peças de cerca de 1,8 mil artesãos, todos trabalhando no Estado. Eles representam a cultura popular da Região Metropolitana, do Litoral, da Zona da Mata,do Agreste e do Sertão.

A loja, com 30m2, no piso L3, um dos principais pontos do mall, chega como espaço importante de ampliação da comercialização do artesanato do Estado. E é um atrativo para que a população tenha mais acesso e oportunidade de consumir a arte popular produzida em Pernambuco. “A loja marca uma das ações referentes ao Dia do Artesão, que é comemorado em 19 de março. E ainda é mais uma ação de política pública do artesanato num momento tão difícil em meio a uma pandemia como essa”, explica, Márcia Souto, diretora de Promoção da Economia Criativa da AD Diper. O governo de Pernambuco sempre tratou com muito carinho o artesanato pernambucano, uma tradição do estado.

E aqui se produz artesanato de excelente qualidade, com todo tipo de material: barro, madeira, metal,  reciclados, palha, bordados.  Além do bom gosto na arquitetura do Centro de Artesanato e de suas lojinhas, os produtos à venda passam por curadoria rigorosa, evitando-se  aquelas peças massificadas das lojas de souvenir, que ninguém aguenta nem mais ver….

“É um privilégio enorme passar a contar com a primeira loja do Centro de Artesanato de Pernambuco em um shopping. Será um espaço que respira e divulga a nossa cultura, aproximando o nosso público do que é produzido pelos principais artistas do nosso estado. Ao mesmo tempo, vai colaborar para dar mais visibilidade aos nossos artesãos e artistas”, comenta Karina Dourado, superintendente do Plaza Shopping. Passei lá hoje. Só para espiar. A loja está linda. E os artigos à venda passaram pelo “controle de qualidade”.  Peças de muitíssimo bom gosto!

Leia também:
Artesanatos do mundo no Plaza Shopping
Que tal dar artesanato no Natal?
Prestigie os artesãos do Recife na Fenearte
Artesanato baratinho no Sítio Trindade
Dê artesanato de presente no Natal
Compre a fantasia perto da folia
Presentes natalinos baratinhos
Corra que a Fenearte acaba hoje
Dia de garimpo na Feneart
Os santos de Ribamar na Feneart
A vez dos reciclados na Feneart
Dia do Artesão, viva Miro dos Bonecos
Miro  e o show dos Bonecos
O mané gostoso de Saúba
Galpão das artes e brinquedo popular
São Francisco, natureza e artesanato

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.