As ruas do centro do Recife ganham nessa quarta-feira uma movimentação especial, com muito xirê, cânticos e homenagens aos orixás. É a 11ª edição da Caminhada dos Terreiros, reunindo representantes de religião de matriz africana, como o candomblé, a jurema e a umbanda. O evento é promovido pela Associação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, e tem por objetivo dar visibilidade e impor respeito aos seguidores desses cultos.
A concentração tem início às 14h, na Avenida Alfredo Lisboa, bem em frente ao Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. Ali, a Prefeitura garante a montagem de tablado, onde 14 lideranças religiosas se alternarão ao microfone, liderando cânticos e danças para os orixás. A caminhada fará o seguinte roteiro: Avenida Marquês de Olinda, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Pátio de São Pedro.
A Prefeitura informou que disponibilizou a Frevioca para animar a caminhada. E vai colocar um ônibus, para transporte das iyás até a concentração. A partir das 13h agentes da Cttu já estarão nas principais vias do centro para interdição temporária. A expectativa é que o cortejo tenha início por volta das 17h30m. Por esse motivo, os agentes de trânsito ficam nas ruas do centro até 20h, quando espera-se que haja a dispersão do público.
Leia também:
Kipupa Malunguinho movimenta Catucá
Ebomi Cici fala sobre orixás e convivência com Pierre Verger
Vovó Cici no Paço do Frevo hoje
Cultura negra valorizada na escola
Escola Cândido Duarte luta contra racismo ambiental
Sítio Trindade tem gastronomia afro
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Cortesia do Kipupa Malunguinho