Teatro-jardim, o Parque terá área verde como extensão do palco

Parece que agora vai. Fechado há mais de uma década e às vésperas de completar 105 anos, o Teatro do Parque encontra-se com sua reforma na fase final e os trabalhos devem ser concluídos antes do final do ano, conforme já antecipara o #OxeRecife. Só que agora é oficial. Pois aquele que é um dos últimos teatros-jardins do Brasil está entre as “1.554 inaugurações” prometidas pelo Prefeito Geraldo Júlio (PSB) até a conclusão do seu mandato, em 2020. Nada como a aproximação das eleições, para os gestores mostrarem serviço… Voltando ao Parque,  a reforma exigiu investimentos superiores a R$ 8 milhões. A intervenção no equipamento histórico combina obras civis com trabalho de restauro de toda a estrutura predial, bem como de elementos decorativos. O cuidado foi para devolver as características do projeto arquitetônico original de 1929 .

Entre as intervenções, encontram-se recuperação de afrescos, pisos e cores nas paredes e colunas reproduzidas com rigor histórico, e restauração de detalhes decorativos em teto e colunas. Recompor as características do final da década de 20 do século passado exigiu pesquisa histórica para identificação dos registros mais antigos da aparência do Teatro ao longo de sua existência, que levou em consideração fotografias e documentos, além dos elementos encontrados no próprio prédio, “encobertos por muitas décadas de intervenções superficiais e pouco cuidadosas”, segundo a Prefeitura. A  escolha do ano de 1929 foi resultante das prospecções,  quando o Parque ganhou status de cine-teatro. E esta foi a referência para a requalificação do prédio. Só a partir daí, o restauro foi iniciado, em paralelo às obras civis.

O Parque voltará às características arquitetônicas e decorativas datadas de 1929: um dos últimos teatros-jardins.

“Do ponto de vista técnico, o Parque será alçado à condição de uma das bem equipadas casas de espetáculo da capital pernambucana, com maquinário cênico de última geração, climatizado, com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência, câmeras, sistema e cortina de prevenção contra incêndio”, informa a Fundação de Cultura do Recife. Todo o madeiramento, além de telhas, calhas e rufo do telhado tiveram que ser substituídos. Tubulações e fiações das instalações elétricas também precisaram ser completamente refeitas, além das instalações hidro sanitárias e do sistema de drenagem do teatro.

Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o Parque ganhará um projeto de paisagismo especial e convidativo ao público. Aquele antigo e aconchegante jardim interno terá mais funções. “Além de ser um espaço que promoverá o encontro de pessoas, o jardim do Teatro será uma extensão do palco, podendo ser cenário para apresentações ao ar livre”.   O Parque não será só teatro,  mas também cinema, sede da Banda Sinfônica e da Cinemateca Alberto Cavalcanti. “O Parque é e continuará sendo, a partir de qualquer critério, um dos nossos teatros mais importantes: o maior teatro municipal e o único que une passado e futuro, com instalações históricas e maquinário altamente moderno”, diz Diego Rocha, Presidente da Fundação de Cultura.  Agora, é preciso  restaurar o vizinho Hotel do Parque, recompondo o passado de glória de todo o conjunto de lazer, que movimentava o Recife no passado., quando recebia famosas companhias internacionais de teatro.

Leia também
Teatro do Parque agora vai… Será?
Teatro do Parque será entregue em 2020. E também a Conde da Boa Vista

Que tal lutar pelo Teatro do Parque e também pelo Hotel do Parque?
Obras recomeçam no Teatro do Parque
O Hotel do Parque Sem Memória
Hotel do Parque em livro sobre Root
Virada Cultural pelo Teatro do Parque
Teatro do Parque tem Virada Cultural
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
São José e Santo Antônio ganham livro: viagem por quatro séculos de história
Silenciosa relíquia do tempo de Nassau
Praça Dom Vital de roupa nova

Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.