Notícia boa para os setentões do Recife. Fiquem atentos, pois a partir das 18h desta sexta-feira (5), pessoas com 73 e 74 anos podem agendar através do Conecta Recife para tomar a vacina contra a Covid-19. A imunização dessa nova faixa etária já começa no primeiro sábado (6/3) do novo lockdown. Quem já fez o cadastramento, basta marcar data, horário e local onde tomará a primeira dose do imunizante. Esse agendamento é bom, porque evita aglomeração. E, claro, reduz a zero as filas, o que seria um risco e um desconforto para os idosos.
O Prefeito João Campos (PSB) fez um apelo aos jovens, caso estejam convivendo com idosos que têm dificuldade de acessar ou usar a Internet. “Você que conhece alguém que tenha 73 ou 74 anos, ajude esta pessoa a fazer o agendamento e poder ir a um centro de vacinação ou drive-thru”, afirmou o prefeito. “O Brasil passa hoje pelo momento mais difícil desde o início da pandemia. Pernambuco tem 95% dos leitos de UTI ocupados. É uma realidade dura que precisa ser compreendida e o trabalho não pode parar”, lembrou.
O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.
São, ao todo, 16 pontos para a vacinação. Confira: Os drive-thrus ficam no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.
Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde do Recife oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.
A vacinação dos idosos já começa a surtir os primeiros efeitos, pois já caiu em 25 por cento o percentual de pessoas infectadas pelo coronavírus com idade a partir de 85 anos no Estado. E ainda tem gente do contra, dizendo que vacina é desnecessária ou que quem toma pode virar “jacaré”. Eu não digo que “jacaré” é quem adota esse tipo de comportamento, para não ofender o animal. A Secretaria Estadual de Saúde informou que foram registrados 1.588 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas em Pernambuco. Destes, oito por cento são da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, somam 306.320 os casos confirmados da infecção no estado. Também foram confirmadas 29 mortes. Ou seja, só em Pernambuco, 11.119 vidas foram perdidas para a pandemia.
Além dos idosos a partir de 73 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 55 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador também foram incluídos na lista de grupos prioritários.
Leia também:
Conselho Estadual de Saúde quer novo lockdown
Cientistas contestam Bolsonaro: Avanços da Medicina não podem ser ignorados
Cientistas: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Pernambuco, onde o lockdown é quarentena
Exame RT-PCR tem resultado on line
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Covid-19: Pernambuco de novo sem praia, sem parque, sem clube social
PE: Onde o lockdown é quarentena
Covid suspende cirurgias eletivas no interior de Pernambuco
Crise na Saúde: #SomostodosCisam
Governo de Pernambuco tenta compra direta da vacina
Pernambuco tem medidas restritivas
Demanda por vacina sobrecarrega e ConectaRecife e sistema sai do ar
Mais 82 mil doses da vacina chegam a Pernambuco
Pandemia: “Podemos tomar medidas mais duras nos próximos dias”
Pandemia: governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: PCR / Divulgação

telas para responder confusas. Os nomes não sao os mesmos na orientação e no formulário.
digitei minha senha e o programa não recebeu
Oi, Daisy. Aconteceu comigo. Tentei três dias para me cadastrar e o sistema não aceitava minha senha. Até que tinha um perfume francês na minha frente e botei o nome dele na senha. Deu certo. Pode ser que a senha que você quer já esteja cadastrada com outra pessoa. Insisti e consegui. Mas a Prefeitura está ofertando ajuda para quem não consegue se cadastrar.