Gente, como a COP-30 vem aí, o #OxeRecife começa a intensificar as notícias sobre o meio ambiente. Mais uma: A cidade de São Vicente Férrer ficou nacionalmente famosa no século passado por concursos inusitados, como o que elegeu a mulher “mais feia do Brasil” e escolheu o “maior comedor de bananas” do país. Mas agora o destaque é outro. É que na sexta (21/03), apresenta sua nova e inédita frota oficial, toda formada de carros elétricos. No mesmo dia torna-se o primeiro município pernambucano a ter todos os prédios públicos iluminados com energia solar, segundo informa a Prefeitura da cidade, localizada a 116 quilômetros do Recife.
O projeto de instalação do sistema de energia solar fotovoltaica em cada unidade da cidade foi desenvolvido ao longo de 12 meses, com um investimento total de mais de R$ 4 milhões, com capacidade geracional de 125.000 kWh por mês. Segundo a Prefeitura, o investimento no sistema alternativo permitirá economia anual de R$ 1,5 milhão. O sistema estará quitado antes de quatro anos após a implantação. O cálculo com despesas de manutenção não foi repassado, mas deveria ser calculado e repassado à Imprensa.

“Todos os prédios passarão a gerar sua própria energia através do sol, eliminando a necessidade de energia proveniente da rede elétrica convencional e reduzindo significativamente a pegada de carbono da cidade”, informa a Prefeitura, citando outra vantagem do sistema solar. Já a nova frota elétrica será utilizada nas áreas de assistência social, agricultura, educação, infraestrutura, mobilidade, saúde e tráfego rural. . “Além disso, haverá investimentos em infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos veículos elétricos, como a instalação de estações de recarga e a capacitação dos servidores”, informa a Prefeitura.
“O investimento nos carros elétricos também representa uma economia significativa a longo prazo, com a redução de custos com combustíveis e manutenção, como também causa melhorias no meio ambiente e garantia a uma melhor qualidade de vida à população” diz a Prefeitura. O #OxeRecife solicitou a quantidade de carros da nova frota e o valor do investimento. Mas a informação ainda não chegou. Esse post será atualizado assim que houver retorno. Quanto à colocação de placas fotovoltaicas seria bom saber, também, se houve cálculo sobre o peso delas e a estrutura e capacidade de prédios que as estão recebendo incluindo na área rural. Tudo para evitar tragédias como ocorreu no Morro da Conceição, no Recife.
O alto é um dos mais movimentados do Recife e é nele que acontece uma das maiores festas religiosas, no dia 8 de dezembro. Em 2024, o teto da capela desabou, por não suportar o peso das placas solares sobre o telhado. Então, todas as construções nas quais esse tipo de sistemas vêm sendo instalados precisam sim, de avaliação sobre a capacidade de suportar esse novo peso, não é? Será que esse cálculo foi feito? Prevenção é bom e eu gosto. Aliás, todos nós. Nos links abaixo, você confere outras matérias sobre energia solar.
Leia também
Açude de Apipucos vai ganhar capivares coloridas e ecológicas: energia solar
Empresa de energia solar paga conta de luz por uma boa ideia
Reciclagem e energia lima: cadeira feita com dinheiro e barco movido a energia solar
Caetés, onde Lula nasceu e tinha lombrigas, ganha cisternas e água purificada com sol
solar
Luz do sol purifica a água da caatinga
Barco solar para o Rio Capibaribe
Segunda etapa de reconstrução da Capela do Morro da Conceição fica pronta em 90 dias
Luminárias de PET com energia eólica
Asfalto limpo durante festa religiosa chama atenção no Morro
Festa do Morro: disputa por espaço político, limpeza pública e pífanos
Morro da Conceição: teto está pronto mas após a festa, obras são retomadas
Festa do Morro tem onze dias e vai lmebrar vítimas da tragédia
Santuário do Morro da Conceição:mobilização pela reconstrução da Capela
Morro da Conceição: Missa, remoção de entulhos e solidariedade do Papa
Fiéis ganham estrutura provisória no Santuário onde ocorreu tragédia no Recife
Teto da capela do Santuário da Conceição desaba: dois mortos e 20 feridos
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Prefeitura de São Vicente Férrer / Divulgação
Parabéns à Prefeitura de São Vicente Férrer. Energia solar significa mais sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Mas a sua preocupação, Letícia, faz todo sentido.E o exemplo da tragédia do Morro da Conceição é um alerta quanto à necessidade de se avaliar a estrutura das edificações que receberam essas placas. Isso foi feito( cálculo estrutural?)
Qual a empresa responsável pela emissão dos laudos ?
A imprensa deve ter acesso às informações e a população também.
Transparência é essencial.
Ótima informação. Um exemplo a ser seguido.