Semana Santa no Santuário do Caraça: história, natureza generosa e cerimônias religiosas

Dizem que por não possuir Litoral, a população mineira adora o mar. E que  não perde oportunidade para curtir as praias, normalmente em estados vizinhos como o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Porém, quem mora no Nordeste –  onde se desfruta de uma  generosa costa com 3.338 quilômetros de extensão entre Bahia e Maranhão – acha que novidade boa é curtir o clima ameno de serra e as paisagens históricas e naturais de Minas Gerais. E para quem está de passagem por território mineiro, que tal visitar o Santuário do Caraça, aproveitando os feriados da Semana Santa? O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para se ter ideia de sua importância, é ali que começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem boa parte da população de BH (70 por cento) e sua RM (50 por cento).

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santuário do Caraça: programação movimentada na Semana Santa

Com 11.233 hectares, o local possui enorme diversidade de fauna e flora, esta com espécies endêmicas, ou seja, que só são encontradas naquela região. A fauna também é diversificada: 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 de peixes e 76 de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica. O Complexo do Santuário do Caraça fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011,  a região passou a ser preservada contra exploração comercial. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata.

Igreja no Santuário do Caraça é a primeira igreja em estilo neogotico no Brasil: Conjunto tombado pelo IPHAN

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo conjunto arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil e o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca). Possui, ainda, hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas. E também a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos. O Santuário fica entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, a 120 quilômetros de Belo Horizonte. Para a população católica, além das atrações naturais, históricas e arquitetônicas, há toda uma programação religiosa para a Semana Santa, naquele que é um dos destinos turísticos mais procurados de MG. O Santuário do Caraça pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão, entidade católica fundada na França, por São Vicente de Paulo,  no século 17 e que chegou ao Brasil em 1820. No momento, não há hospedagens disponíveis – tudo cheio na Semana Santa – porém só a visita ao local já vale a pena, pelo verde, pela história, pela paisagem.

Abaixo, você confere locais aprazíveis, em contato com a natureza (ou a história)ue também merecem visitas (PE e SP). E confere, também, vídeo de procissão em Minas Gerais, onde as tradições religiosas seculares encantam a todos. Esse cortejo aconteceu em São João Del Rei (também em MG), que fica a mais de 200 quilômetros do Santuário do Caraça. Já este faz  bonita Via Sacra no dia 7 de abril.

Leia também
Basílicas, palacetes e Brasília Teimosa
Padra, mata e paz religiosa
“A melhor conexão é com a  natureza”
Conhecendo a Mata Atlântica
Atendendo a pedidos sobre a Aparauá
Depois da novela “Mar do Sertão”, todo mundo quer conhecer o Vale do Catimbau
Legado das Águas: A festa da natureza
Visite o Legado das Águas nas férias
Borboleta rara no Legado das Águas
Antas albinas mobilizam pesquisadores
Serra Negra, oásis do Agreste de Pernambuco vira música
“Uma explosão de vida entre as rochas”: Chapada Diamantina
Faça esse gol, beba na lata, ajude a mata
O ar “refrigerado” da Mata sob o sol
Dia de caminhadas no Recife e em Olinda
As saudáveis caminhadas de domingo
Verão: Trilhas de novembro na Apa Aldeia Beberibe
Como curtir o verão fazendo trilhas em meio à natureza: matas, banhos de rio
Usina de Arte em Água Preta
Usina cultiva cultura no Solo da Arte
Fiz o tour “Caminhos dos Azulejos de Olinda” e recomendo
Tour inédito explora azulejos de Olinda
Sinos novos na Basílica do Carmo
Depois de nove anos fechada, Matriz de São José retoma as atividades
Vou de trem para Paripe
Reformada, Casa dos Azulejos Azuis muda paisagem no centro de Salvador

Serviço
Santuário do Caraça
Opção de turismo na Semana Santa
Onde fica: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara;  Para quem está em MG, acesso de carro pelas rodovias BR 381 e MG 436; ou por cômodo acesso por trem ( saindo da Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais). Para quem mora em Pernambuco, a viagem de trem possui sabor de nostalgia, já que os comboios de passageiros, hoje, se resumem ao metrô urbano que opera no Grande Recife.

Taxa entrada:
Programação da Semana Santa
02/04 – (Domingo de Ramos) – Missa com Procissão de Ramos: às 11h

03/04 – (Segunda- feira Santa) – Missa: às 18h
04/04 – (Terça-feira Santa) – Missa: às 18h
05/04 – (Quarta-feira Santa): Missa: às 7h; Reflexão das dores de Nossa Senhora: às 18h
06/04 – (Quinta-feira Santa) – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés: às 18h
07/04 (Sexta-feira da Paixão): Via Sacra no Calvário: às 9h; Teatro: As Dores de Nossa Senhora (Âncora Cia de Teatro): às 14h; Adoração da Cruz: às 15h; Ofício das Trevas: às 18h
08/04 (Sábado Santo): Ofício de Nossa Senhora: às 7h; Teatro: Os passos da Agonia (Âncora Cia de Teatro): às 14h; Missa da Vigília Pascal: às 19h
09/04 (Domingo da Ressurreição) – Missa: às 11h

Quanto:
Taxa entrada: R$ 25 (em dias de semana)
Finais de semana, feriados e datas comemorativas: R$35,00 (por pessoa)
Idosos: 50% de desconto
Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara: 50% de desconto (qualquer dia)
Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)
Sem vagas para hospedagens (no momento)
Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br  
Instagram: @santuariodocaraca

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

One comment

  1. Ôhh Letícia, que opção maravilhosa, cultura, natureza, história, tudo junto e misturado. É pra colocar na agenda das próximas viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.