Saiba onde achar só boas notícias

Compartilhe nas redes sociais…

Você já ouviu falar em Tafi? É a sigla para resumir tecnologia, arte, e funcionalidades que inspiram. Foi assim, juntando essas quatro letrinhas, que o webdesigner Guilherme Castro  acaba de criar um blog, que passa longe da sinistrose e dos habituais mensageiros do apocalipse. É que nossos meios de comunicação se preocupam mais em publicar notícias ruins.  No entanto, Guilherme faz o caminho inverso, mostrando, daqui do Recife, o lado bom do mundo. Seja por conta de uma ação humana, uma descoberta científica, uma prática que serve para confortar as pessoas, ou mesmo reduzir os danos ao planeta.

“Nos grandes veículos há notícias muito boas circulando, mas normalmente a prática é dar mais espaço para as notícias ruins”, afirma Guilherme, 31, que foi o responsável pelo desenvolvimento do site aqui do #OxeRecife. No começo, o blogueiro se limitava a colar as boas notícias, que pescava na Internet. Mas viu que isso não era suficiente para manter um bom conteúdo. “Os textos não eram legais, e resolvi reescrever”, diz. Para fazer a seleção, ele viaja na Web e nas redes sociais. “Pesquiso em sites de boas notícias, em redes pessoais, em sites de tecnologia, de novidades na área médica e também práticas criativas de boas pessoas”, diz.  O Tafi – Boas Notícias entrou no ar no final de junho.

E já tem um bom saldo de experiências, pessoas e histórias para mostrar. São iniciativas de gente de alma bonita. Ou que faz alguma coisa, como voluntários que dão aula de ioga a moradores de rua, no Rio de Janeiro. Ou como as 80 pessoas que fizeram uma corrente humana na Flórida (EUA), para salvar uma família do afogamento. Tem, também, o menino Bishop Curry, dez, que criou um dispositivo para colocar em cadeirinhas de bebê, para lembrar os pais que a criança foi esquecida no automóvel. Há o  o caso do ex-traficante Joaquim Adams, que se arrependeu do vício e passou a dar aulas gratuitas de educação física para jovens em situação de risco.

E o que dizer os irmãos gêmeos  Diego e Gabrielen Vasconcelos, que conseguem reduzir em até nove graus a temperatura interna das residências da cidade cearense de Aracati, isolando os telhados das casas com embalagens de leite longa vida? Cada dúzia de caixas é suficiente para “climatizar” um metro quadrado. Há a história, também, da garota Yara Oliveira, que fez um depósito bancário na conta de um desconhecido (por engano) e recebeu tudo de volta. Também há lugar no Tafi para boas notícias sobre saúde, até para e meio ambiente. “Gerar energia elétrica através do sol e dos ventos já é mais barato do que utilizar carvão ou gás natural em alguns países”. Animador, não é? Guilherme é quem, é gente. Assim como as pessoas que aparecem no Tafi – Boas Notícias,  e que colaboram enviando coisas boas. E o #OxeRecife torce por essa corrente do bem.

Leia também:

Pelas “Calçadas do meu Recife”
Solange e Kátia salvam iguanas
“Rapaz da portaria” escreveu 37 livros
Ternura, flanelinha e cadela acidentada

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.