Rua da Aurora começa a mudar

Compartilhe nas redes sociais…

Uma das mais tradicionais do Recife, a Rua da Aurora mudou. Ganhou novos equipamentos urbanos, ao longo de 50 metros, nas proximidades da Ponte Princesa Isabel,  ali em frente à Assembleia Legislativa e ao Ginásio Pernambucano. A intenção da Prefeitura é que o local vire área de contemplação e seja um novo local de visitação turística no centro da cidade, tendo como principal atrativo não só o casario antigo da via, mas um fato curioso: é que ali há o encontro de dois rios, o Capibaribe (rio das Capivaras) e o Beberibe (Rio das Arraias). Com a mania de grandeza do pernambucano, a versão popular é que ali eles se juntam “para formar o Oceano Atlântico”.

Não é à toa, portanto, que no local agora há um pórtico iluminado com a frase “Aqui nasce o Atlântico”. Também foi colocada uma Rosa dos Ventos na calçada, semelhante à do Marco Zero do Recife, que vai funcionar como o “marco zero do oceano”. Ou seja, uma forma criativa de explorar curiosamente a geografia da cidade, mas também o bom humor de sua população. A área ganhou, ainda, bancos, balanços, pergolado de madeira, novos espaços verdes e também de convivência. Para contemplar a mudança de uma altura de doze metros, você pode fazer um “passeio” em uma roda gigante instalada no local. A “corrida” é gratuita.  Mas atenção, ela só fica à disposição do público até 30 de dezembro, das 16h às 20h. Devia ficar mais tempo, não é? A roda gigante comporta 24 pessoas por volta, e está em frente ao Ginásio Pernambucano. Lembrete: Maior de doze anos só tem acesso com comprovante de vacina contra a Covid-19.

Duas observações: os bancos à margem dos rios utilizados para contemplação ficam de costas para a água, uma situação invertida, diferente da que normalmente se observa em outras cidades do mundo, onde os bancos ficam de frente para margens de lagos, lagoas, rios, mares.  Pois contemplar a água é sempre relaxante. A outra coisa que não gostei foi a mudança das antes tão fotogênicas luminárias que emprestavam uma beleza poética ao Cais da Aurora (observe foto, na galeria). Elas foram substituídas pelo Sistema Led, sem respeito nenhum aos modelos tradicionais. Sinceramente, não sei porque as autoridades não costumam fazer estudos mais detalhados sobre a estética dos locais turísticos e históricos, quando o assunto é iluminação. Será que não havia tecnologia para preservar pelo menos a parte mais bonita da paisagem junto ao Rio? O Cais perdeu um pouco do seu encanto sem elas, a exemplo do que ocorreu em outras regiões da cidade.

O Prefeito João Campos (PSB) informa que o trecho concluído estava com previsão de entrega em 2022. Ou seja, foi antecipada. Mas informa  as duas varandas que já estão em andamento serão entregues em março do ano que vem, e as demais varandas estão em fase de elaboração de projeto. Seriam  sete ao todo. A boa notícia é que a intenção do Prefeito é requalificar toda a Rua da Aurora, e não só o trecho do bairro de Santo Amaro, compreendido entre as Pontes Princesa Isabel e Ponte do Limoeiro, onde ficam prédios residenciais de luxo , a sede do Banco Central, da Tv Globo e outras instituições.

Entre a Ponte Durante Coelho e a Ponte Boa Vista, ficam o Cinema São Luís– uma pérola arquitetônica da cultura recifense –  o comércio popular e prédios antigos, alguns deles vazios. Com as requalificações, tomara que a área se revitalize. A bela escultura do caranguejo que ficava na Aurora foi transferida para outro local,  está perto da Ponte do Limoeiro. Já a do Galo da Madrugada foi levada para a cabeceira da Ponte Duarte Coelho na esquina com a Avenida Conde da Boa Vista. Só fez poluir a paisagem.  Pois é tão horrorosa e desbotada, que deveria ser mesmo era recolhida. Xô, coisa feia!

Leia também
Projeto da Rua da Aurora não contempla o lado da Boa Vista. Só Santo Amaro
Sessão Recife Nostalgia:  Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz 
Aurora vai ganhar novas áreas de lazer e pista de skate
Aurora de Estrelas para moradores de rua da Aurora
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do fícus da Rua da Aurora?
Fícus assassinado tem reposição
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Risco de travessia na Rua da Aurora
Urbe-se movimenta a urbe recife e Rua da Aurora
Aurora dos carnavais na Rua da Aurora
Quando a Aurora vira Aurore
Aurora Dia e Noite, uma lady
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do ficus da Aurora?
Ficus assassinado tem reposição
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Detonadas as margens do Capibaribe
Estátua de Ariano no chão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Rodolfo Loepert , Marcos Pastich (PCR) e Letícia Lins (OxeRecife)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.