“Revinda” e Grupo “Brincantes das Ladeiras” movimentam Olinda no sábado

Compartilhe nas redes sociais…

Abram alas para o “Revinda” que ocupa a Praça Laura Nigro (Rua de São Bento, S/N) em Olinda, a  partir das 16h do sábado, 18/10. Trata-se de um espetáculo itinerante e gratuito, que reúne música, dança, artes visuais, poesia e que fala de dores, revoltas, celebrações do povo preto e periférico, incluindo a violência policial contra pobres e negros”. Programada para 17h30m, a apresentação será precedida com oficina do Grupo de Frevo Brincantes das Ladeiras, que a partir das 16h ensinará o público a fazer o  passo (coreografia do frevo).

A dançarina Rebeca Gondim (foto superior) é a mestra de cerimônia do espetáculo. Da apresentação, em Olinda, participam Paloma Granjeiro, Mayara Ferreira, Neris Rodrigues (foto com trombone) e a dupla Mestre Wilson e Mestra Francis, do grupo de frevo Brincantes das Ladeiras. Ao final haverá um bate-papo com os artistas. A nova temporada de “Revinda” foi contemplada com o Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – FUNCULTURA PE. Depois de Olinda, o espetáculo faz tour em novembro por mais quatro cidades do estado, contemplando a Região Metropolitana (Camaragibe, dia 1); Agreste (Caruaru, dia 8); Sertão (Triunfo, dia 21 e Arcoverde, dia 23). A escolha do itinerário segue critérios afetivos e artísticos e marca encontros com artistas que desenvolvem trabalhos reconhecidos nos seus territórios e que têm no coletivismo, assim como Rebeca, a resistência cultural e a luta por direitos humanos como características. Revinda nasceu como uma performance solo de Rebeca, de dez minutos, com o título Terezinha.

O  espetáculo é uma homenagem a Tereza Maria de Jesus, mulher que teve o filho de 10 anos morto pela polícia, enquanto brincava na frente de casa, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. No atual formato,  com duração de 50 minutos, música ao vivo e participação de convidados, estreou em abril deste ano,  quando percorreu seis bairros do Recife: Ibura, Bomba do Hemetério, Morro da Conceição, Água Fria, Alto Santa Terezinha e Beberibe. No percurso, foi agregando várias linguagens artísticas por onde passou.   Rebeca Gondim é passista de frevo, pesquisadora e professora de dança, atua entre os cruzamentos da arte e da política, do corpo e da memória.

Leia também
Revinda estreia no Ibura e fala de dores, revoltas e celebrações da periferia
#Medusamusamulher sobe o Morro
Ação Ambiental no Festival de Literatura Negra
Festival Literário das Periferias movimenta Torre, Pina e Ibura
A festa literária das periferias
Festa literária das periferias começa na quarta
Flup: Alimento cultural e fome de conhecimento em discussão
Veja quem foi Solano Trindade, homenageado da Flup
Tramas Negras circula pelo Muafro, Paço do Frevo, O Poste e Daruê
             

 

SERVIÇO:
Espetáculo REVINDA em Olinda com Rebeca Gondim e artistas convidados
Local: Praça Laura Nigro (Rua de São Bento s/n – Sítio histórico de Olinda)
Data/hora: Sábado, 18, às 17h30
(*ANTES DA APRESENTAÇÃO, ÀS 16h, HAVERÁ UM AULÃO DE FREVO COM O GRUPO BRINCANTES DAS LADEIRAS)
Acessibilidade em Libras
Classificação Etária: Livre
Mais informações: @rebecagondim_

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

Olha! Recife retoma roteiros de barco, bike, ônibus e a pé. Vai até Olinda

Dia de Reis tem “Queima da Lapinha” no Centro, Casa da Rabeca e Várzea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.