Restaurada em 2018, Matriz de Santo Antônio vai fechar de novo para recuperação

Compartilhe nas redes sociais…

Boa notícia para todos aqueles que amam o patrimônio arquitetônico do Recife. Sem condições até de realizar as missas noturnas – devido a problemas elétricos – a Matriz de Santo Antônio vai passar por reforma. Ordem de serviço para restauração foi assinada hoje pela Governadora Raquel Lyra, envolvendo recursos de R$ 3,4 milhões oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), via  Novo PAC.  O trabalho será executado por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Em estilo barroco colonial, a igreja teve a sua construção iniciada em 1753 e concluída em 1790. Tombado em nível federal, o monumento religioso é formado por oito altares, duas capelas da nave, um consistório no andar superior, uma dupla fileira de tribunas e duas sacristias, de cada lado da capela-mor. Cinco ambientes do tempo serão beneficiados. Localizada no bairro de Santo Antônio, no centro da capital de Pernambuco, a Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz de Santo Antônio, ficará fechada durante a reforma, que tem prazo de 13 meses. De acordo com a Arquidiocese, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.

Apesar dos interiores deslumbrantes, Matriz de Santo Antônio, localizada no Centro do Recife, necessita de reforma

Serão restaurados os espaços da nave, que são: forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e sub-coro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

“A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, além de valorizar nosso patrimônio, também reforça, junto com outras ações, a requalificação do Centro do Recife, para que nossa capital seja um lugar bom para frequentar, seja para lazer, trabalho ou turismo”, destaca Raquel Lyra. Localizada no bairro de Santo Antônio, no centro da capital de Pernambuco, a Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz de Santo Antônio, ficará fechada durante a reforma, que tem prazo de 13 meses. De acordo com a Arquidiocese, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.

“A igreja já havia sido restaurada, mas os bens menores, que têm igualmente grande valor artístico e histórico-cultural, ainda precisam de manutenção. Fé, cultura e história estão profundamente unidas em todos estes elementos que compõem o nosso barroco tão precioso no Recife, em Olinda e adjacências, declara o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explicou que a obra ocorre para complementar outra intervenção já realizada. “No final de 2018, o Iphan concluiu a obra civil da Igreja Matriz de Santo Antônio e, em seguida, a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária do bem, contratou um projeto para restauração dos bens integrados do monumento, que foi aprovado pela autarquia federal”, detalhou.

Após a assinatura da ordem de serviço, integrantes de grupo de trabalho formado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe se reuniram para tratar da reconstrução do Santuário do Morro de Nossa Senhora da Conceição. .

Leia também
Matriz de Santo Antonio: Xô, vândalos!
Depois de nove anos fechada e quase caindo, Matriz de São José retoma as atividades
Sinos novos na Basílica do Carmo
Olha! Recife: Igreja das Fronteiras no turístico circuito Dom Helder Câmara
Com Hans, entre o barroco e o rococó
Santuário pioneiro é no Recife
Bora Preservar: Domingo para visita os pátios das igrejas do Recife
Santos raros ganham catálogo
Roteiro mostra em detalhes as igrejas de Olinda
Pátio de São Pedro precisa de Carinho
Nossa Senhora do Carmo: Padroeira, rainha do Recife e de Pernambuco
Basílicas, palacetes, Brasília Teimosa
A Igreja sem história
Atentado estético contra igreja histórica em Apipucos gera impasse em obra da Prefeitura
Ameaçado, Sagrada Família pode virar IEP
 Morro da Conceição: missa, remoção de entulhos e solidariedade do Papa
Com Hans, entre o barroco e rococó

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: EMachado/ Secom PE

Continue lendo

One comment

  1. Parabéns a governadora Raquel Lira , por intervenções a nossa identidade histórica e cultural . Ao olhar , presente e futurista dos nossos patrimônios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.