Criada há 31 anos, a Refazenda se destaca pela produção de roupas confortáveis, descontraídas,com foco na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente. Em 2018, a marca chegou até a fazer desfile no meio de uma feira orgânica, como foi no caso do lançamento da Coleção Cor de Agrião. Tudo para chamar a atenção para a necessidade de alimentos sadios, isentos de agrotóxicos que tanto prejudicam a natureza. Nessa quinta-feira (10/4), doze coleções após a Cor de Agrião, a grife lança mais uma: a Água.
A Coleção Água é para lembrar que esse recurso é limitado, que é preciso preservá-lo e fazer um alerta sobre seu uso irracional. Não é à toa, portanto, que o azul predomina em muitos dos looks que estão a partir de hoje no site da Refazenda, assim como nas lojas do Shopping Recife (Zona Sul) e da Galeria Esquina 586 (em Casa Forte, Zona Norte). As peças lançadas incluem vestidos longos e curtos, blusas e calças estilo pantacourt. A nova coleção opta pelo uso de fibras naturais, como o linho, destaque de sempre na Refazenda. E a escolha do tecido tem tudo a ver. “O linho consome dez vezes menos água que o algodão, na sua fabricação.
“O linho consome consome dez vezes menos água que o algodão, na sua fabricação. Cerca de 75% da nossa coleção é toda em linho, que é um dos tecidos mais sustentáveis que existem porque é natural e usa menos água que os demais”, afirma Marcos Queiroz, Diretor de Marketing da Refazenda. “Além disso, a nova coleção não apresenta estampas exclusivas, pois os corantes, que são os principais resíduos descartados pela indústria têxtil, são de difícil degradação e altamente tóxicos para o meio ambiente”, ponder
“Para se ter ideia, a indústria têxtil gasta, em média, 2.720 litros de água para fazer uma camisa de algodão. Estudos comprovam que uma pessoa beberia essa quantidade de água em três anos”, observa. A coleção é assinada pela criadora da marca, Magna Coeli, e possui tecidos fluidos e tons azuis e verdes, que remetem à água. “A nossa intenção é ressaltar a importância da água como fonte inesgotável de vida. Ela é um bem natural e um recurso precioso e inestimável para todo o planeta”, afirma. “Seu uso inconsciente, porém, tem causado escassez e inúmeros prejuízos ao meio ambiente. E a nossa intenção é refletir sobre essa questão tão importante para o mundo, com a atitude de cada gota e cada gesto são importantes, completa.
Leia também
Novidade harmoniosa na Praça de Casa Forte
Refazenda lança Coleção Cor de Agrião em feira de produtos orgânicos
Tereza e Oluyiá, mãe e filha em expô
Aproveitamento de sobras de jeans rende prêmio: Moda do Futuro
Onda verde: Terrários viram colares
Os colares exclusivos de Tereza
Aprenda a estampar suas roupas
A “família” de Francisca está pronta para o reveillon
Os trajes juninos da família de Francisca
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
Dia da Água: nossos rios poluídos
Água de reuso no Shopping Recife irriga jardins
Sustentabilidade no Shopping Recife
Legado das Águas: a festa da natureza
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife e Divulgação