As conquistas do espaço e os mistérios dos astros sempre despertaram a curiosidade humana. Depois da eleição, vamos pensar no futuro? Quem se interessa pelas conquistas espaciais, tem agora uma oportunidade de travar maior conhecimento, ouvindo pesquisadores da Nasa (National Aeronautics and Space Administration). É que entre os dias 3 e 4 de novembro, ocorre evento inédito no Recife, o Senai: Futuros Espaciais. O encontro é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, comunidade científica e até empresários. Haverá transmissão ao vivo pelo TouTube do Senai Pernambuco.
O primeiro dia (03/11) é destinado a jovens estudantes de escolas públicas e privadas e acontecerá na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A agenda da manhã será voltada para estudantes do ensino fundamental. Já a da tarde, para estudantes do ensino médio. O evento contará com o Dr. Jim Spann, cientista líder em Clima Espacial na NASA; Dra. Shelia Nash-Stevenson, engenheira da NASA e gerente do projeto SPORT; Pedro Cabral, natural de Recife, engenheiro do ITA e do projeto SPORT; e Denise Hill, Comunicações e Liderança de Divulgação da NASA. A equipe discutirá temas como clima espacial, tecnologia de satélite, o programa Artemis e outros empreendimentos espaciais “de forma emocionante e inspiradora”.

Eles também compartilharão a trajetória de suas carreiras na indústria espacial. O segundo dia (04/11) será direcionado para estudantes universitários e pesquisadores (manhã) e empresários do setor industrial (tarde). O encontro será na Casa da Indústria, em Santo Amaro. “O foco neste momento será discutir a cooperação acadêmica e industrial no setor espacial entre o Brasil e os Estados Unidos, a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento do satélite SPORT, as alternativas de pesquisa e promoção do desenvolvimento para o setor e a importância do setor para a economia nacional”, explica o Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Pernambuco, Oziel Alves.
O público terá direito a conhecer importantes iniciativas que a NASA está desenvolvendo, tais como o lançamento do satélite SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task), o Heliophysics Big Year e o Programa Artemis, que irá enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra para a lua em 2024. Também farão parte do encontro a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que apresentarão suas participações no desenvolvimento do SPORT e uma visão geral das atividades espaciais que estão sendo desenvolvidas no Brasil.
Com lançamento programado para novembro, uma das principais missões do nanossatélite SPORT – treinar os alunos do ITA em tecnologias espaciais – já foi realizada com sucesso. Projeto complexo e inovador, o nanossatélite investigará a anomalia magnética do Atlântico Sul para entender melhor as condições que causam o crescimento das bolhas de plasma. Essas “falhas” são comuns em regiões tropicais e provocam erros nas posições GPS dos receptores utilizados em veículos em terra, mar e ar. Segundo o Dr. Spann, que foi criado em Recife e frequentou o Colégio Americano Batista e a Escola Americana do Recife, o objetivo deste evento é incentivar crianças e adolescentes a seguir carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, STEM) e apresentar potenciais percursos profissionais no setor espacial. Pesquisadores e empresários interessados em participar do evento devem inscrever-se gratuitamente pelo https://mkt.pe.senai.br/futuros-espaciais-empresarios-academicos. As vagas para escolas já foram encerradas.
Leia também
Profissionalização: Senai oferta 2.500 vagas para 17 cursos
Prefeitura do Recife e Senac ofertam 770 vagas em mais de 20 cursos
Artesanal Nordeste vai ofertar aulas de croché
Pró-Criança oferta criança para jovens que cumprem medidas socioeducativas
Serviço: Cursos gratuitos no Sesi
FICR antiga Faculdade Marista integra plataforma para ajudar estudantes
Estágios: 336 vagas no Ministério Público de Pernambuco
Oportunidade para estudantes
BRK ambiental seleciona universitários
Emprego ao alcance do celular
Prefeitura emprega nutricionistas
Aulas de empreendedorismo
Boa nova para micro empreendedores
Serviço: cursos gratuitos no Sesi
Cinco equipes pernambucanas no festival Sesi de Robótica
Senac oferta cursos voltados para proteção do meio ambiente
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Sesc oferta cursos virtuais na pandemia
Curso virtual de dança de salão
Informática gratuita para idosos
Quer ser artista? Procure o Sesc
Qualifica Recife: 5.493 vagas para cursos
Cursos virtuas: canto, música, máscaras para teatro
Escola Pernambucana de Circo oferta bolsas de R$ 5 mil para cursos
A melhor ação social do Nordeste
A saga dos santos resgatados
Cursos baratinhos no sesc
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação