Informática gratuita para idosos

Pesquisa divulgada nesta semana, aqui no #OxeRecife mostrou que  35 por cento dos idosos consultados fizeram algum curso online, durante o isolamento da pandemia para “ocupar a mente” e “não ficar desocupado”. Para quem não quer ficar parado, a Prefeitura do Recife está ofertando aulas gratuitas de informática para vovós e vovôs, através do Projeto Navegar é Preciso.

A iniciativa resulta de parceria com a Secretaria de Educação e tem foco no manuseio das redes sociais e nas plataformas de videochamada, visando promover a inclusão digital dos idosos nos novos formatos de relações sociais, sobretudo, em tempos de pandemia. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/jYEmsCBk92RfEtXr5. A primeira turma tem início nesta terça-feira (27). Muitos já “desenrolaram” durante o isolamento social, pois  disseram usar o celular (92 por cento), o notebook (45 por cento) ou outros equipamentos eletrônicos para se comunicar com os familiares.

Porém houve, também, muitos  que não conseguiram sequer entrar no site Conecta Recife, para fazer cadastramento e agendamento da vacina contra a Covid. Houve quem pedisse ajuda a parentes e amigos e até aqueles que solicitaram socorro às equipes da Prefeitura.Devido a pandemia, as aulas irão acontecer no formato EAD (ensino à distância). A primeira turma terá aula nos dias 27 e 29 de abril, e 4 e 6 de maio. Já a segunda, terá aula nos dias 28 e 29 de abril, e 5 e 7 de maio. As turmas atenderão até 40 alunos cada.

“O objetivo primordial do Projeto Navegar é Preciso é promover a socialização das pessoas idosas por meio da inclusão digital, além de eliminar o preconceito e incentivar a busca constante de novos conhecimentos.  A ação ainda oportuniza o fortalecimento da cidadania da pessoa idosa, sobretudo, diante da situação de isolamento social que estamos precisando nos submeter”, reforça a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros.  Criado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Projeto Navegar é Preciso é desenvolvido pela Gerência da Pessoa Idosa do Recife, em parceria com a  UTEC Santo Amaro, da Secretaria Municipal de Educação, e já beneficiou mais de 300 pessoas idosas.

SERVIÇO:
Projeto Navegar é Preciso – Informática para pessoas Idosas
Inscrições: https://forms.gle/jYEmsCBk92RfEtXr5 | 40 vagas por turma
Turma 1
Data: 27 e 29 de abril, 4 e 6 de maio
Horário: das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30

Turma 2
Data: 28 e 29 de abril, 5 e 7 de maio
Horário: das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30

Leia também:
Pandemia deixa idosos cansados e desanimados
TRE, idosos, pandemia e santinhos
A família de Francisca
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
Fauna urbana: Dona Noêmia e o jacaré do Açude de Apipucos
Rei e folião aos 90 anos
Boa Idade e Bloco das Flores
Coletivo Bárbara Idade: Teatro gratuito
Coletivo Bárbara Idade: Estórias de Vida
Coletivo Bárbara Idade sobe ao palco
Curso de teatro para todas as idades
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Idosos encenam anos de chumbo
Sessão Nostalgia no Plaza Shopping 
Hospital do Idoso herda equipamentos dos provisórios de campanha da Covid
Cursos para todas as Idades

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.