Parque da Jaqueira terá estátua de Joaquim Francisco

Ex Prefeito do Recife, ex Governador de Pernambuco, ex Ministro do Interior no Governo José Sarney, o também ex-deputado federal Joaquim Francisco  ganhará uma estátua no Parque da Jaqueira, uma das marcas da sua gestão como prefeito do Recife.

Foi o que informou, hoje, o Prefeito João Campos, do PSB, partido pelo qual Joaquim Francisco teve rápida passagem, quando a legenda era dirigida pelo então Governador Miguel Arraes (1916-2005). Na manhã dessa quarta, Joaquim  teve seu corpo velado no hall do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

O corpo do ex Governador Joaquim Francisco foi velado no hall do Palácio do Campo das Princesas.

De lá, o corpo seguiu em cortejo para  o Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A cerimônia de cremação ocorre às 15h e será restrita à família. O político morreu aos 73 anos, na última terça-feira, depois de lutar contra um câncer no pâncreas. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife. Tanto o governo de Pernambuco quanto a Prefeitura do Recife decretaram luto oficial por sete dias.

Uma das marcas que Joaquim  deixou no Recife é o Parque da Jaqueira, hoje o mais frequentado da capital, área verde que chegou a ser ameaçada com a construção de condomínio. O Parque foi inaugurado em 10 de abril de 1985, quando ele era prefeito do Recife. E virou um case de sucesso. Foi uma luta, pois o terreno pertencia a uma repartição do governo federal.

Era o maior parque público do Recife, mas perdeu o título em 2014, quando foi inaugurado o Parque Urbano da Macaxeira, que funciona no antigo terreno de uma fábrica têxtil (Coronel Othon). A imensa área do bairro da Zona Norte também esteve sob ameaça de ocupação por condomínio, por shopping center, até que o então Governador Eduardo Campos (PSB) decidiu transformar o imenso e disputado lote em área verde. Joaquim  também tentou implantar um outro parque na Região Metropolitana, quando como governador, aproveitando uma área ociosa no antes chamado Complexo Salgadinho, entre o Recife e Olinda. Mas esse segundo parque, o Cardeal Arcoverde não repetiu a performance do Jaqueira e vive abandonado.

Leia também
Atentado estético no Cais da Jaqueira
Cais da Jaqueira requer manutenção
Sessão Recife Nostalgia: Solar da Jaqueira e o encanto dos lambrequins
Jaqueira: Obras terminam em outubro
Ambulantes no Parque da Jaqueira
Rua do Futuro terá novas calçadas
Aula de sustentabilidade na Jaqueira
Fazendo jarros de PETs na Jaqueira
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Fique de olho no Coreto da Jaqueira
Parklet volta ao Parque da Jaqueira

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa/ Divulgação / SEI e Acervo  #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.