Parque Capibaribe ganha mais um trecho com inauguração do Cais da Vila Vintém

O Parque Capibaribe – projeto que deve estar implantando em 2037, quando o Recife completa 500 anos – ganhou mais uma etapa neste sábado, 27 de maio, quando foi inaugurado o Cais da Vila Vintém, no trecho que fica entre o bairro da Jaqueira e o de Casa Forte, próximo ao Museu Murilo La Greca. A intervenção repaginou uma margem do Rio onde era comum o acúmulo de lixo, detritos, metralhas e até animais mortos ali eram jogados.

Os serviços foram iniciados em outubro e entregues à população em clima de festa, com presença de bandinha, coquetel, acomodações extras – como espreguiçadeiras – e atividades lúdicas para a criançada. O Cais da Vila Vintém fica sob a ponte viaduto que liga os bairros de Casa Forte e Torre, também conhecido como a Ponte do Vintém. Possui área infantil, píer, anfiteatro, marco-mangue, microestação, área de piquenique e varanda contemplativa. E vem se somar ao Jardim do Baobá, à Praça Otávio de Freitas, ao Parque das Graças e ao Cais do Caiara – recém-entregue no Parque do Caiara, na Iputinga, Zona Oeste.

Normalmente de aspecto inóspito, parte inferior de ponte-viaduto ganhou arte urbana no Cais da Vila Vintém

“Nesse local, não tinha nenhum tipo de convívio, de harmonia entre as pessoas e a cidade. Com a premissa básica de preservar o meio ambiente, de cuidar do nosso rio, a gente consegue fazer isso. O objetivo é aproximar as pessoas da nossa natureza, de viver a cidade”, afirmou o prefeito João Campos (PSB). O evento de inauguração também contou com a presença do representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels; e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, que é pernambucana. O Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é um dos parceiros  do Parque Capibaribe e contribuiu para concretizar o Cais da Vila. Até o século passado, o trecho era ocupado por palafitas.

Josilene Barbosa, 47 anos, moradora da Vila do Vintém há 25 anos, tem uma sementeira na frente do Cais, plantou mudas no local e celebrou a inauguração do espaço que vai trazer benefícios para sua família e também para sua clientela. “Eu estou tão feliz de ver isso aqui. Comparado ao que era antes, um local deserto, abandonado, esse espaço virou um novo mundo. Vai ser muito especial para minhas clientes, que são mães e trazem suas crianças. Agora elas também podem aproveitar para curtir com seus filhos. Eu não tenho palavras para explicar como estou feliz”, comemorou emocionada.

Antes tomada pelo lixo, margem do Rio Capibaribe entre Casa Forte e jaqueira é repaginada

O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km. O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao conectá-las novamente com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade. O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana, que é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e integrado pelo Projeto CITInova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Veja mais:

Leia também
Parque Capibaribe avança entre Jaqueira e Casa Forte com urbanização da Vila Vintém
Parque das Graças tem primeira etapa concluída
O Parque das Graças vem aí
Parem de derrubar árvores. Arboricídio em massa no Parque das Graças
Depois do arboricídio, compensação ambiental no Parque das Graças
Recife se prepara para os  500 anos
Recife: Cidade parque em 2037?
Recife 500 anos: E Amsterdam
Coleção Recife 500 anos começa a ser lançada
Atenção Grupo “Tortura Nunca Mais”: Sumiu homenagem a Cândido Pinto
Placa em homenagem à vítima da ditadura volta à Ponte: “herói”
Discutindo o Recife a 5 km por hora
Urbanismo e patrimônio cultural em discussão no Recife
Você está feliz com o Recife?
CurioCidades: o Recife cultural e afetivo por 40 fotógrafos
O Recife pelas lentes de Fred Jordão
A Voz do eleitor: Mobilidade, controle urbano, história preservada, cidade parque
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular 
Metralhas à margem do Capibaribe foram colocadas pela Prefeitura. Pode?
Dinheiro público vira ferrugem em PE
O leito de vidro do Rio Capibaribe
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR /

 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Wagner Ramos / PCR e Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.