Parque Apipucos totalmente detonado

Compartilhe nas redes sociais…

Muito triste essa situação. Um parque totalmente abandonado. E bem que o Prefeito João Campos (PSB)  poderia agendar um “passeio” pelos parques e jardins do Recife, já que costuma marcar tanta presença na rua. E ele deveria dar início ao périplo pelo Parque Apipucos, que leva o nome do seu avô paterno, o escritor Maximiano Campos. O Parque está caindo aos pedaços. Literalmente. Nesta semana, durante minha caminhada, passei no local e fiquei espantada com o que vi. A decadência aumenta a cada dia, e começou ainda na gestão passada.  Até incêndio ele já sofreu.

Como o Parque Santana, ele também fica ao lado do Rio Capibaribe. E por esse motivo, deveria ter mirantes, acesso para o rio. Pelo menos de acordo com o seu projeto original. Mas não tem nada. Nem banco  que preste para se sentar tem mais. Seus desconfortáveis assentos, com varas de bambu (de inconcebível “conforto”) sumiram em grande parte. Os quiosques que seriam utilizados para educação ambiental estão tão arruinados, que foram escondidos com tapumes. As vidraças estão quebradas, há sujeira nos pisos e até a maquete que mostra o parque e seu entorno não se pode ver, pois o acrílico que a cobre está cinzento de pó. Perdeu a transparência.  O Parque está inserido na Unidade de Conservação Açude de Apipucos, portanto em área de proteção ambiental. Mas tanto um quanto o outro amargam o abandono do poder público.

Pelo Projeto Capibaribe Melhor, o conjunto parque/açude deveria ser uma área integrada para o lazer da população. Mas muita coisa não foi concluída , como o píer no Açude de Apipucos. O  Projeto contemplava urbanização do Açude, implantação do Parque Apipucos e o Parque de Santana. Foram investidos R$ 24 milhões, mas só o último foi concluído, dentro do que foi planejado. Ao Parque Apipucos falta tudo, inclusive o essencial: manutenção. Os quiosques – que só têm de ecológicos o nome e a “finalidade” descrita no papel – nunca funcionaram na  prática. Eles são cubículos, com coberta metalizada e o calor interior é insuportável a qualquer época do ano. Estão parecendo uns chiqueirinhos.

Para disfarçar o desconforto térmico, foram erguidas colunas de ferro, bem altas, com uma estrutura horizontal superior, sobre a qual foi colocada uma coberta de palha. Mas tudo já desabou, as colunas verticais, as estruturas horizontais e também a esteira que amenizaria o calor dos quiosques. O Parque tem estacionamento, administração, bicicletário, quiosques, sanitários e “píer”. No papel, não é, porque na prática… já viu.  No papel, como os cartazes que estão afixados em um dos quiosques, tudo é lindo e maravilhoso. Anfiteatro, mirantes para o Rio Capibaribe, quiosques para educação ambiental, academia de ginástica, espaço gramado para eventos, parque infantil. Pois passem lá para ver. Quem conseguir achar tudo que se oferece – tal qual o projeto original – ganha um doce!

Nos links abaixo, você pode conferir a situação de outras áreas verdes da Zona Norte. Veja, no vídeo, a situação do Parque. Sem manutenção, recuperação ficará bem mais cara.

Leia também
Parque Apipucos começa a desabar
Parque Apipucos sofre incêndio
O abandono do Açude de Apipucos e o pier que nunca foi concluído
Açude de Apipucos virou um lixão 
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos
Parem de derrubar árvores (119)
Parem de derrubar árvores (65)
Açude de Apipucos ganha pracinha
Açude de Apipucos ganha equipamentos urbanos

Fauna urbana: Dona Noêmia e o jacará amigo do Açude de Apipucos
História de amor: o Gari e a “Princesa”
A peleja de Princesa com o jacaré
Parque Estadual de Dois Irmãos triplica de tamanho
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Trindade, história, verde e abandono
Parque da Macaxeira: piano para todos
Mudas nativas no Parque da Macaxeira
Nostalgia no Parque da Macaxeira 
Parque da Macaxeira: piano para todos
Cidadania no Parque da Macaxeira
Parque da Macaxeira abre para pet

Praça da República sem gramado
Praça Tiradentes é exceção da regra
Cadê o gramado da Praça do Arsenal?
Decadência na Praça da Independência
Praça Maciel Pinheiro pede socorro
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Nova paisagem em São José
Mobilização nas redes sociais contra abandono das praças do Recife
Detonadas as margens do Capibaribe
 

Texto, vídeo e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.