Minha impressão era que a degola, que foi gigantesca na gestão anterior – o que valeu ao então Prefeito do Recife o apelido de “Geraldo Mão de Tesoura” nas redes sociais –tinha sido reduzida, na atual. Mas acredito que eu esteja enganada. Só uma empresa, a Aena, teve autorização da Prefeitura para erradicar 29 árvores na Avenida Mascarenhas de Morais. Foi um arboricídio coletivo Também na implantação do Jardim do Poço, no Poço da Panela, 32 sumiram do mapa.
Eu permaneço na minha missão de registrar os tombos, as erradicações, os arboricídios, sejam oficiais ou privados. Aqui no #OxeRecife, os números aumentam a cada dia, tudo com reforço fotográfico, endereço e data do registro. As árvores vítimas da motosserra insana são, em maior parte, registradas durante minhas caminhadas diárias, por vários bairros do Recife. Outras, me são enviadas por leitores indignados com a matança de tanta “gente” que não tem voz para se defender.
Essa da foto fica na Rua Princesa Isabel, ali em frente à Faculdade de Direito do Recife. O registro é do fotógrafo Genival Paparazzi, que é uma espécie de fiscal das mazelas da cidade – principalmente do Centro, onde reside – e que costuma enviar suas fotos aqui para o #OxeRecife e espaços dedicados à vida da cidade, nos jornais locais. Pela foto, a árvore devia estar com uma parte do tronco oco, e por esse motivo deve ter sido sacrificada. Em algumas, esses oficícios são tratados com concreto e a planta sobrevive, conforme me informou a Autarquia de Limpeza Urbana e Manutenção do Recife (Emlurb).
Sei não… será que toda árvore tem que ser sacrificada quando está doente? Não há como tratá-las, evitar que morram? Nas florestas, quando elas morrem naturalmente, a mata se recompõe. Mas na cidade, uma verdadeira selva de concreto, isso não acontece. Então, toda árvore assassinada tem que ter reposição. Alguém já se preocupou em observar as que foram eliminadas e como foram compensadas? O que vejo muito é o alegrete (canteiro), coberto com cimento. E aí, as pessoas nem notam que ali houve uma planta. Os exemplos estão em todas as esquinas.
Abaixo, você confere algumas degolas no Centro: Rua da Aurora, Bairros da Boa Vista e Santo Amaro.
Leia também
Rua da Aurora
Parem de derrubar árvores (416)
Fícus e palmeira ainda sem reposição
Lembram do fícus da Aurora?
Fícus assassinado tem reposição
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (143)
Parem de derrubar árvores (172)
Parem de derrubar árvores(318)
Boa Vista:
Parem de derrubar árvores (39)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (81)
Parem de derrubar árvores (106)
Parem de derrubar árvores (127)
Parem de derrubar árvores (131)
Parem de derrubar árvores (138)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (176)
Parem de derrubar árvores (334)
Parem de derrubar árvoes (366)
Santo Amaro
Parem de derrubar árvores (73)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (117)
Parem de derrubar árvores (122)
Parem de derrubar árvores (136)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (158)
Parem de derrubar árvores (181)
Parem de derrubar árvores (230)
Parem de derrubar árvores (377)
Parem de derrubar árvores (396)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com