Parem de derrubar árvores (347)

 Parem de derrubar árvores (347)

Compartilhe nas redes sociais…

Está virando “brincadeira”. Todos os dias, aparece uma árvore decepada nas ruas do Recife. É uma coisa impressionante. Encontrei  mais esse toquinho da foto acima, vitimado pelo arboricídio provocado pela motosserra insana. Vi o “tamborete” em minha caminhada matinal, pelo bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

Ele fica em frente ao edifício Alameda 17, na Rua Laurindo Coelho, perto da Praça Rádio Jornal do Commercio.  O #OxeRecife já constatou outros cortes tão radicais quanto este, na mesma via, quase todos sem reposição.  Infelizmente.  A única reposição para valer, na via, é essa árvore a foto abaixo, por sinal na mesma calçada do outro corte radical.

Corte radical, arboricídio, aliás, é só o que vem acontecendo com frequência naquele que antes era tido como um dos mais bucólicos bairros do Recife. As perdas verdes ali são imensas. Há degolas – sem que tenha sido feita a reposição – até mesmo na Praça de Casa Forte,  que é tido como o mais famoso projeto paisagístico de Burle Marx (1909 – 1994) no Recife, por ter sido o primeiro jardim público de sua autoria. A Praça foi declarada jardim histórico, um dos 15 do Recife com a assinatura do paisagista.  Além disso, a de Casa Forte é, também, tombada pelo Iphan. Portanto, patrimônio nacional. Mas, mesmo lá, encontramos troncos decepados, sem a devida substituição. No caso da Rua Laurindo Coelho,  que não é extensa, já foram tantas baixas que nem lembro mais quantas.  Recordo-me, no entanto, que foram vários registros aqui no #OxeRecife.

 

 

De todas, só uma ganhou reposição. Fica na mesma calçada do Alameda 17, e a árvore já cresceu bastante, começando a desempenhar o papel da que foi degolada. O problema registrado em Casa Forte ocorre com muita intensidade em outros bairros da Zona Norte, que eram destaque pela presença de áreas verdes. Mas é só dá uma voltinha pelo Poço da Panela, Dois Irmãos, Apipucos e Macaxeira para se observar o tamanho do estrago. É demais! Parem de derrubar árvores!

Leia também
Parem de derrubar árvores (344)
Parem de derrubar árvores (321)
Parem de derrubar árvores (315)
Parem de derrubar árvores (308)
Parem de derrubar árvores (305)
Parem de derrubar árvores (299)
Parem de derrubar árvores (297)
Parem de derrubar  árvores (56)
Parem de derrubar árvores (288)
Parem de derrubar árvores (292)
Parem de derrubar árvores (291)
Parem de derrubar árvores (29)
Parem de derrubar árvores (93)
Parem de derrubar árvores (99)
Parem de derrubar árvores (101)
Parem de derrubar árvores (113)
Parem de derrubar árvores (116)
Parem de derrubar  árvores (123)
Parem de derrubar árvores (152)
Parem de derrubar árvores (167)
Parem de derrubar árvores (168)
Parem de derrubar árvores (178)
Parem de derrubar árvores (183)
Parem de derrubar  árvores (195)
Parem de derrubar árvores (204)
Parem de derrubar árvores (222)
Parem de derrubar árvores (226)
Parem de derrubar árvores (245)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.