Paixão de Cristo de Casa Amarela substitui fogos por show de luzes na cena da Ressurreição

Nem só de procissões, missas e jejuns vive a Semana Santa. É que os últimos passos da vida de Jesus Cristo e sua consequente Ressurreição inspiram milhares de encenações em todo o mundo. Em Pernambuco, não é diferente. E as apresentações mais grandiosas ocorrem na Nova Jerusalém (na Vila de Fazenda Nova, na Região Agreste) e no Marco Zero (no Bairro do Recife). Porém há outras não tão famosas  em municípios da Região Metropolitana e também em bairros do Recife. Nesse caso,  uma das mais tradicionais é a Paixão de Cristo de Casa Amarela, bairro de tradições religiosas como a Festa de Nossa Senhora da Conceição (em dezembro) e a Procissão dos Santos Juninos (em junho).  A Paixão de Cristo de Casa Amarela está completando 21 anos, é gratuita, e vem cheia de novidades em 2023, entre elas o vestuário renovado,  e iluminação e  cenários mais tecnológicos.

Curiosidade: Maria (Marly Floro ) e Jesus (Floro Acioly) são mãe e filho no drama sacro e também na vida real

Além disso,  a encenação em Casa Amarela termina sendo uma boa opção para quem não quer gastar nem com combustível nem com ingresso, com deslocamento até Fazenda Nova, que fica a 180 quilômetros do Recife. E também para aqueles que moram na Zona Norte, e preferem o conforto de não ter que se deslocar até o Centro, onde os transportes coletivos nem sempre funcionam como deveriam. A Paixão de Cristo de Casa Amarela ocorre na Concha Acústica do Sítio da Trindade, aquele parque histórico que fica de frente para a Estrada do Arraial.

As encenações acontecem nos dias 6, 7 e 8 de abril, sempre às 20h. Para facilitar o acesso do público, nas noites de apresentação, será liberada a entrada pelo portão que fica do lado da Estrada do Encanamento. O drama era sempre encenado no Parque da Macaxeira e no Largo da Feira de Casa Amarela. Está há três anos no Sítio da Trindade, mas na segunda-feira o grupo fez uma apresentação no centro do Recife, para a população em situação de rua. Sobre o trabalho do grupo, que não possui profissionais de teatro, afirma Ulisses Nascimento, Diretor do espetáculo.

A dificuldade é constante e imensa. Mesmo assim, após 21 anos, a Paixão de Casa Amarela recebeu a chancela da segunda maior do Recife. E isso muito nos honra pois o teatro de comunidade tem sua importância reconhecida,  já que não temos atores profissionais no nosso elenco e evangelizar é o nosso pagamento. Não temos patrocínio e nossos atores são da comunidade, pessoas humildes mas ricas de fé e de boa vontade”

Ao todo, cem pessoas integram o elenco e figurantes, a maioria moradores do bairro. Em 2023, o espetáculo traz inovações tecnológicas: cenários projetados em laser, tecnologia conhecida como videomapping que garantirá uma beleza única e diferenciada. Pensando em bem social não haverá uso de fogos de artificio, mas iluminação para assinalar a Ressurreição. “Este ano, a projeção de cenário é a grande novidade da Paixão de Casa Amarela, mas também temos componente de cenário fixo, utilizando a natureza do Sítio da Trindade, como parte das encenações e disso não abrimos mão”, diz Ulisses.

Concha acústica do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, receberá 15 mil pessoas na Semana Santa: público  acomodado

O diretor  explica que, mesmo sentado durante todo a encenação, o público tem uma visão completa dos três palcos onde o drama se desenrola.  Curiosidade: O papel de Cristo será de Floro Acioly , que contracena com a mãe biológica, Marly Floro, no papel de Maria. O espetáculo tem como homenageada a Santa Irmã Dulce, que foi canonizada em 2019 pelo Papa Francisco. Haverá, ainda, ponto de arrecadação de rações para animais abandonados e acolhidos pela ong  Anjos do Poço. O espetáculo não tem patrocinador, mas recebe apoios  da Prefeitura do Recife, Arquidiocese de Olinda e Recife, Paróquia Santa Isabel e empresários locais.

Leia também
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai 10 mil pessoas na estreia
Após a folia do carnaval, vem aí a Semana Santa com a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém
Pastoris fazem Queima da Lapinha. Agora é …carnaval
Brejo da Madre de Deus é tombado
Paixão de Cristo do Recife: último dia
Paixão do Guararapes começa hoje
A nova Paixão do Recife
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
O novo Cristo do Recife
Ovo de Páscoa não deu  para quem quis
Ovos da Páscoa em tempos de pandemia: Compre dois e leve três
Ovos de Páscoa chegam em casa
Presentes que não engordam na Páscoa
Os loucos preços da Páscoa
Páscoa: disparate de preços é grande
Pratos para Páscoa sem fazer esforço
Bolsonaro vida “Judas”
Festa do Morro da Conceição é agora Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco
Procissão dos Santos Juninos desce o Morro da Conceição para animar o Sítio da Trindade
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro

Serviço:
Paixão de Cristo de Casa Amarela
Quando: 6, 7 e 8 de abril
Horário: 20h
Onde: Sítio da Trindade (na Concha Acústica)
Endereço: Estrada do Arraial, S/N Casa Amarela (porém o portão que dá para a Estrada do Encanamento estará aberto nas noites de apresentação)
Quanto: gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos; Divulgação / Paixão de Cristo de Casa Amarela

Continue lendo

One comment

  1. Excelente reportagem @leticialins esses grupos culturais merecem toda visibilidade , realizam um trabalho social que vai além do espetáculo que vemos , muito envolvimento comunitário !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.