Paço e Galo antecipam carnaval

Ainda nem houve a queima da Lapinha – o que ocorre segunda-feira (dia 6), encerrando o ciclo natalino – e já só se fala em carnaval. Até mesmo um dos seus maiores símbolos – O Galo da Madrugada – vai ganhar as ruas neste domingo (5). O convite foi feito pelo Paço do Frevo, que promove seu tradicional arrastão, com concentração marcada para as 15h no Marco Zero, de onde o cortejo sai às 16h pelas ruas do Bairro do Recife.

Realizado desde 2014, o Arrastão do Frevo se tornou uma programação regular do Paço do Frevo, sempre no primeiro domingo de cada mês, quando o acesso ao museu é gratuito. Em quase seis anos de programação, esta é a primeira vez que o Galo da Madrugada participará do cortejo daquele centro de referência, um dos equipamentos culturais mais queridos do Recife.

O Galo, que possui mais de 40 anos de história pelas ruas de Recife, sairá em cortejo com sua orquestra oficial, boneco gigante, passistas de frevo, estandarte e alegorias, mostrando que não poupará energia em sua prévia carnavalesca.  Estima-se que mais de 3 mil pessoas saiam às ruas neste domingo para frevar na presença antecipada no Galo da Madrugada, que tem o próximo desfile, como de costume, agendado para o Sábado de Zé Pereira, dia 22 de fevereiro.

 Carnaval também entra na pauta do Museu da Cidade do Recife, que convida a garotada para entrar no clima e produzir uma “fantasia personalizada”. As primeiras oficinas do projeto Carnaval, um Forte Patrimônio acontecem já neste domingo (5), pela manhã (às 10h) e à tarde (às 14h). Com a ajuda do artista plástico e arte-educador Emerson Pontes (foto), os pequenos irão soltar a criatividade e criar estampas carnavalescas em camisas que poderão ser usadas nos dias de folia.

A oficina gratuita de estamparia é indicada para crianças de todas as idades, acompanhadas por pelo menos um responsável. Para participar, basta chegar cerca de 30 minutos antes do início da oficina para receber a senha e as tintas. Camisetas brancas serão vendidas no Museu por R$ 20, cada. É permitido levar a camisa de casa, mas precisa ser lisa e na cor branca. A oficina de estamparia também será realizada no último domingo de janeiro, em dois horários (10h e 14h).

Leia também:
Frevo para bebês, jovens e coroas
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica

SERVIÇO
Arrastão do Frevo: Galo da Madrugada
05/01 (domingo), 16h. Concentração às 15h, no Marco Zero
Acesso gratuito
Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

SERVIÇO
Oficina de estampas carnavalescas
05/01, no Museu da Cidade do Recife
Turma 01: 10h até 11h30
Turma 02: 14h até 15h30
Classificação Livre

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.