Os “passeios” do Homem da Meia Noite

Se tem um fato que muito me chamou a atenção, no carnaval de 2019, foi a subida de O Homem da Meia Noite ao Morro da Conceição. Foi um cortejo muito lindo. Chegando lá em cima, o mais famoso boneco gigante de Olinda foi recepcionado pela cirandeira Lia, ganhou as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição e de Iemanjá, e ainda recebeu a fantasia que desfilaria no Sábado de Zé Pereira, confeccionada por costureiras do famoso alto da Zona Norte. Pois em 2020, o mágico e quase místico calunga vai mais longe: desembarca no Sertão, no dia 2 de fevereiro. Mais precisamente em Arcoverde, município localizado a 259 quilômetros do Recife.

E a cidade estará em festa para receber o calunga pela primeira vez. É uma forma de retribuir a homenagem que o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica Homem da Meia Noite presta à cidade, já que decidiu ter O Cordel do Foto Encantado entre os homenageados da agremiação, em 2020. Para os que não sabem: o grupo, liderado por Lirinha, é formado por músicos de Arcoverde. Já tem gente se agendando para ver a festa. Caravanas devem sair do Recife, Olinda, e de cidades do Agreste e do Sertão para prestigiar o desfile, ao qual já aderiram quase 20 agremiações.  Dá tempo para se programar. Se você for, anote aí. A concentração tem início às 16h no Pátio do Cecora (Centro Comercial Regional de Arcoverde), de onde o cortejo sairá em direção à Matriz do Livramento.

O roteiro inclui Rua Leonardo Pacheco, Alto do Cruzeiro, Pátio de Eventos, onde os homenageados Cordel do Fogo Encantado, Rogério Rangel e Maestro Oséas farão uma performance. E o cortejo vai ser imeeeeeeeeeenso. Vejam só quem participa: Boi Arcoverde, Boi Maracatu, Boi Diamante, Boi Fantástico, Boi Cafuné; Sertão Maracatu, Maracatu Raízes do Sertão e Baque Mulher; Samba Coco Raízes, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Fulô de Barro, Samba de Coco Trupé e Quebra Coco Aliança. E ainda: Afoxé Ya Omi Ogunté, Riso da Terra , Teatro de Retalhos e DJ Benedita.

Um passarinho me contou que o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia Noite tem outra viagem agendada a uma capital do Nordeste de carnaval muito animado, em 2020. Mas por enquanto, ainda é segredo. Da minha parte,  adoro esse “intercâmbio” carnavalesco. No carnaval passado, foi pura emoção, assistir ao desembarque de Zé Pereira e Vitalina. Zé Pereira é tido como o boneco gigante mais antigo de Pernambuco. E veio para o Recife, com a namorada, Vitalina. Ambos chegaram de barco em pleno Marco Zero do Recife, ao som de orquestra de frevo. O “casal” chegou acompanhado de maracatu, caboclinhos, lanceiros, caretas (de Triunfo), papangus (de Bezerros) e caiporas (de Pesqueira). É incrível como Pernambuco é tão multicultural. Com certeza, o carnaval mais diversificado do Brasil.

Leia também:
Paço do Frevo e Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Homem da Meia Noite merece respeito
“O carnaval melhor do meu Brasil”
Dica para as foliãs: como fazer xixi em pé
Carnaval: Recife ou Olinda?
Teatro Santa Isabel abre para o frevo
Samba na Bomba do Hemetério
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
A Zé Pereira, com festa e com afeto
À espera de Zé Pereira no Recife

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.