Os “Doutores da Alegria” levam bloco do “Miolinho Mole” a enfermarias pediátricas

Compartilhe nas redes sociais…

Ou turminha animada… Eles passam o ano todo visitando hospitais e enfermarias, tornando alegre a vida difícil de crianças que encontram-se internadas em hospitais públicos, muitas vezes enfrentando tratamento dolorosos. Pois agora os Doutores da Alegria levam frevo, ciranda e manguebeat aos pequenos pacientes, com o bloquinho Miolinho Mole, para animar as alas pediátricas de hospitais públicos. Tudo em clima de carnaval.

Os “cortejos” já começaram nessa segunda-feira (5/2), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos. Amanhã (terça-feira,6/2), é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e do Procape, em Santo Amaro. Na na quarta-feira (7/2),  a folia chega ao Hospital da Restauração (HR), no Derby. No dia seguinte (8/2), é a vez do Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Os cortejos começam às 9h30, exceto no HUOC, onde o bloco chega às 9h. Em sua 17ª edição, o Miolinho Mole pega carona no próprio carnaval do Recife e homenageia a cirandeira Lia de Itamaracá e o movimento manguebeat. Os palhaços vão chamam crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde para dançar ciranda e A Praieira, música de Chico Science e da Nação Zumbi, ganhou uma paródia especial: “O meu sorinho | Antes do almoço | É muito bom | Pra tirar uma soneca melhor!”.

Miolinho Mole faz a festa entre os hospitais públicos do Recife até quinta-feira: carnaval nas enfermarias

As músicas que embalam o cortejo, canções tradicionais do carnaval pernambucano, versões engraçadas e composições próprias, são tocadas ao vivo pelos próprios palhaços. Os figurinos também são especiais, a partir da ciranda e do mangue, com adereços de cabeça desenhados por Antônio Olivier. “O bloco Miolinho Mole é uma tradição nos hospitais em que atendemos o ano inteiro. As mães e enfermeiras fantasiam as crianças, enfeitam os quartos e corredores, as crianças aguardam ansiosas, abrem o sorriso. A cultura do carnaval é muito forte para os pernambucanos de todas as regiões do estado e mesmo quem está nos hospitais, passando por um momento difícil, também merece brincar e extravasar”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.

Este ano, o cortejo do Miolinho Mole vai contar com nove palhaços: Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Micolinho (Marcelino Dias), Dra. Muskyta (Olga Ferrario), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro).Os palhaços do Doutores da Alegria não são voluntários: são artistas profissionais, com experiência na linguagem da palhaçaria. Os hospitais não pagam nada para receber o Programa de Visitas aos Hospitais, que acontece o ano inteiro.

Leia também
Auto de Natal do Grupo Doutores da Alegria
Doutores da Alegria: Curso de palhaçaria para jovens em vulnerabilidade social
Doutores da Alegria: Bloco do Miolo Mole faz show
Doutores da Alegria animam hospitais com o Bloco do Miolinho Mole
Auto de Natal dos Doutores da Alegria vai a hospitais e chega de graça ao teatro
“O médico é o monstro”, no palco com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria lançam livro
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da  Alegria 
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos 
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás 
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Pandemia com delivery de palhaços
Sertão tem “Palhaçada é coisa séria”
Oxe, Mainha! Cinderela trintou
Vamos morrer de rir com elas? 
As palhaçadas das Violetas da Aurora
Véio Mangaba vira palhaço insone
Palhaças chegam à Amazônia
Palhaças invadem o Recife
Palhaças agitam jardim e cabaré
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Escola Pernambucana de Circo oferta bolsa de R$ 5 mil para dois cursos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Doutores da Alegria

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.