Acabou-se a festa de muita gente. Primeiro foram blocos como o Homem da Meia Noite, Eu acho é pouco, A Mulher na Vara que anunciaram que não desfilariam no carnaval de 2022, em Olinda, devido à persistência da pandemia do coronavírus. Agora, a suspensão é oficial. O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), anunciou hoje que a cidade histórica ficará este ano sem sua maior festa popular. No final da tarde, o Prefeito do Recife, João Campos (PSB) também anunciou que o Recife ficará sem a festa.
De acordo com a Prefeitura de Olinda, os índices de vacinação na cidade ainda não passam de 64 por cento, e as autoridades temem que o grande número de visitantes – 3.600.000 nos quatro dias – contribuam para disseminar inclusive a variante Ômicron, que vem se expandindo na Europa e nos Estados Unidos. Segundo a Secretaria de Turismo de Olinda, a festa atrai grade número de estrangeiros. Em 2020, por exemplo,houve registro de visitantes procedentes de cerca de 40 países. Na foto acima, dá para se ter uma ideia das aglomerações que marcam o carnaval de rua em Olinda. No Recife, a população com idade acima de doze anos já registra percentual de vacinados de 83 por cento. Mas mesmo assim, o socialista achou mais prudente cancelar o carnaval da cidade.

Olinda fica na Zona Norte do Grande Recife. O cancelamento visa justamente evitar que a pandemia volte a se alastrar e evitar, também, maior disseminação da gripe influenza, que começa a se expandir no estado, onde mais de 5.253 mil pessoas já foram contaminadas até agora, com saldo de 30 morreram. Lupércio garantiu que pagará auxílio a ambulantes, agremiações, promotores culturais, e catadores de latinhas.
Também informou que até o momento, as festas fechadas estão liberadas, mas que seguirá os protocolos sanitários impostos pelo governo do estado. Muitas festas particulares inclusive já venderam todos os ingressos. Nesse caso, a festa será privilégio para poucos Em Jaboatão dos Guararapes, na Zona Sul da Região Metropolitana, a Prefeitura também informou que a festa está cancelada, embora o carnaval lá não seja tão animado e arraste tantos foliões como como o de Olinda. Em 2021, já não houve carnaval no estado, devido à pandemia
Leia também
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco mas é bom não relaxar
Aglomeração ou segregação? Carnaval será para poucos
Réveillon sem shows no Recife e Olinda sem Homem da Meia Noite na rua
Cadê o Homem da Meia Noite? E o Galo
Aos 90, Homem da Meia Noite vira grife
Os passeios do Homem da Meia Noite
Paço do Frevo e Homem da Meia Noite animam o domingo no bairro do Recife
Homem da Meia Noite merece respeito
Entre o sagrado e o profano,o Homem da Meia noite sobe o Morro
Homem da Meia Noite sobe o Morro. Agende-se
André Rio retribui honrarias ao Homem da Meia Noite
Carnaval Cultural mostra ícones da Festa no Shopping Recife
Na incerteza do carnaval de rua, o passo no palco: “DNA do frevo”
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?
Cientistas contra carnaval: Europa é prévia do que pode acontecer no Recife
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Site da Prefeitura de Olinda
