O Projeto Olha! Recife do final de semana tem uma caminhada extra, na noite desse dia 30, em alusão à Hora do Planeta, movimento mundial que mobiliza a sociedade contra o aquecimento global e que acontece anualmente, no último sábado de março. A ação é importante principalmente em grandes centros urbanos, como é o caso do Recife, que está se transformando em uma selva de concreto, como mostra a foto acima, na Boa Vista, onde as ruas arborizadas se tornam cada vez mais raras.
E as árvores são a ferramenta mais importante para neutralizar as emissões de carbono no ar que a gente respira. O tour acontecerá no Bairro do Recife. E vai contar a evolução da cidade nos aspectos de energia e transportes urbanos, em paralelo às emissões de gases de efeito estufa ao longo do período. A caminhada terá início na Praça do Arsenal, às 19h. E terminará no Cais do Sertão, às 21h30. Para a empreitada, a Prefeitura conta com apoio da WWF-Brasil e outras entidades. Em todo o percurso, os caminhantes terão projeções de imagens de como eram os locais no passado, com a Eletrobike do artista multimídia Mozart Santos. A bicicleta equipada com som irá iluminar as paredes, árvores, calçadas, com interatividade e animações que brincam com o público através de vídeos manipulados em tempo real.
Além disso, para chamar atenção para o desperdício de recursos e estimular a sustentabilidade, serão apagadas as luzes da Praça do Arsenal e Cais do Sertão na medida que a caminhada passar. A população é convidada a também apagar as luzes de suas casas e de estabelecimentos comerciais nesse horário, unindo-se a este ato internacional, neste sábado. O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura. As inscrições foram abertas às nove da manhã da sexta-feira, mas quando o passeio não é de ônibus nem barco, sempre sobra um lugarzinho para mais uma pessoa. Portanto, se você não se inscreveu, mas está a fim de ser solidária com o Planeta, esteja lá, no encontro.
A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento da ONG WWF para mobilizar a sociedade contra o aequecimento global. Foi realizado pela primeira vez em 2007, em Sidney, na Austrália. Durante uma hora, a população é conclamada a apagar as luzes. A adesão ao movimento vem crescendo. Em 2016, mais de 9 mil cidades de 178 países participaram do evento. Normalmente, apagam-se as luzes de monumentos conhecidos internacionais como o Coliseu (Roma), a ponte Golden Gate (São Francisco), a Torre Eiffel (Paris) e a Opera House, em Sydney, entre outros ícones mundiais.
Leia também:
Boulevard, árvores e ilhas de calor
Por um milhão de árvores na Amazônia
Arborização do Recife em discussão
Apague as luzes na Hora do Planeta
Nestlé quer embalagem biodegradável
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife