Uma é escritora, com seis livros publicados e é especialista na obra de Clarice Lispector. A outra também é escritora (três livros), jornalista, poeta e tem ampla atuação no Audiovisual pernambucano. As duas têm paixão pela obra daquela autora, uma das mais idolatradas do país. Agora, Geórgia Alves e Daniela Câmara se juntaram para um projeto em comum: “Na Praça com Clarice, entre o amor e a selvageria”. A primeira edição já está começando, na Livraria da Praça de Casa Forte, onde a aula espetáculo acontecerá todas as terças, às 17h até o próximo dia 27 de fevereiro. A livraria fica na própria praça.
Serão 40 minutos de aula, mais espetáculo. Em cena, a especialista na obra, Geórgia Alves, e a Multiartista Daniela Câmara. Entre as publicações de Geórgia Alves encontram-se: Reflexo dos Górgias (à venda na Livraria da Praça); Filosofia da Sede e A caixa-preta (Amazon); A qualquer hora da noite enquanto piso em Pedras Ternas (esgotado); a cidade invisível e Um grito azul (Editora Minimalismos). Ela é mestra em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco, com dissertação sob o tema “O Retrato do Recife de Clarice Lispector“. Especialista em Literatura Brasileira e autora do artigo: Por que olhar os animais. Selvageria e Amor em Clarice Lispector.
Além de escritora, Daniela é jornalista, poeta e premiada pela atuação no Audiovisual Pernambucano em diversos filmes, peças de teatro e TV. Em 2007 teve indicações de melhor atriz nos Festivais de Cinema de Brasília e de Gramado. Atualmente está filmando o longa-metragem Terra Nova, de Sérgio Bivar. Atuou em filmes de Marcelo Gomes, Kleber Mendonça Filho, Camilo Cavalcante, entre outros. Filmou a série Cangaço Novo 2, pela Amazon Prime. Estreou seu primeiro filme-poema em Escavações. Criou-se na Av. Doutor Seixas, em Casa-forte. Ainda aos 17 anos começa a estudar teatro. Atua pela poesia em solos lítero-musicais, a exemplo dos espetáculos Mulheres de Sol e Sangue e Vermelha Chama.
Que tal um lembretinho? Tudo que diz respeito a Clarice Lispector atrai uma multidão. Tanto é assim que o livro “O que escrevo continua”, organizado pelo poeta José Mário Rodrigues, esgotou. Fica a sugestão para que a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) faça uma reedição, agora, em 2026.
Leia também
Na Chanteclair: Edição da Casa Cor presta homenagem a Clarice Lispector
Vida de Clarice Lispector ganha versão em HQ a ser lançada na Boa Vista, onde ela passou a infância
Circuito da Poesia: Clarice Lispector vítima de vandalismo e falta de manutenção
Carta para Clarice Lispector
A herança de Clarice Lispector nas escolas e na paisagem do Recife
Por que somos todos Clarice
Livro sobre Clarice será lançado à tarde: “O que escrevo continua”
Festival Digital do Livro para Clarice
Cais do Sertão festeja dois mitos: Clarice Lispector e Luiz Gonzaga
A herança de Clarice nas escolas e na paisagem do Recife
Maciel Pinheiro: Falta grama e sobra lixo
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Praça Maciel pede socorro
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Presença da mulher no Olha! Recife
A mulher na paisagem do Recife
Lixo e abandono na casa de Clarice
A lembrança de Clarice Lispector
Palco ganha Clarice Lispector e Silvia Plath
Festival movimenta Sertão dos Poetas
Cidade Invisível: a Criatura (Letícia Lins) e a Criadora (Geórgia Alves)
Serviço:
Na Praça com Clarice – Entre Amor e Selvageria
Dias: 06, 13,20 e 27 de janeiro
Horário: 17 horas
Localização: Praça de Casa Forte – Livraria da Praça, Praça Casa Forte, 454 – Casa Forte.
Quanto: R$ 55 Reais
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife
