Na pandemia, “viaje” sem sair de casa: Hoje tem Maravilhas Ocultas da África

Em tempos de pandemia, dá medo fazer viagem. Tem muita sente arrepios por conta da Covid-19, só de pensar em entrar em um ônibus, em avião, trem, navio ou hotel. Eu tinha viagem prevista para Salvador no segundo semestre, mas cancelei. Não acho prudente fazer turismo longe de casa com esse coronavírus circulando por todo o mundo. Mas nem por isso deixo de “viajar”. Só que na frente da TV, pois os canais por assinatura têm me levado a países distantes da Ásia, da Europa, da África, da Oceania, das Américas. A florestas e desertos maravilhosos. Só não gosto de áreas congeladas. Mesmo assim, adoro saber da vida dos ursos polares e dos pinguins. Não perco nem mesmo um Brasil ou um Mundo visto de Cima.

Nessa pandemia, já “viajei” pela Turquia, pela Tailândia, pela Espanha, Portugal, Peru, Itália e por países das Américas. E também por vários estados brasileiros, com paisagens que incluem o extasiante litoral da Bahia ou desconhecidas cidades do Pará. Mas gosto mesmo é de reportagens sobre continentes que nunca visitei, como a África  ou a Oceania, que enfocam a vida selvagem nas florestas e desertos. A nota baixa, no entanto, vai para alguns apresentadores como caçadores de cobras que são muito mais sensacionalistas do que científicos. Chegam a ser bolçais. Também há aqueles que não mostram respeito humano, como um que vi ontem, visitando um ponto de venda de pesca na África, que disse que o local tinha cheiro de suor de suvaco misturado com o de peixe. Um profundo desrespeito ao trabalhador negro, suado e que passa o dia sob sol a pino, para ganhar seu pão. Fiquei indignada!

A vida selvagem (com a luta pela sobrevivência) é um dos enfoques da estreia na National Geographic sobre África.

Mas nem sempre é assim. Hoje a National Geographic, por exemplo, oferece duas estreias. Penso que ambas valem a pena. O primeiro, às 20h30m, é  o especial Maravilhas Ocultas da África, que mostra a terra de extremos: desertos selvagens,  vulcões ativos, imensos lagos e rios. No continente inspirador, os animais lutam pela sobrevivência em algumas das condições mais adversas do mundo. Nos habitats naturais mais épicos do planeta, grandes predadores vagam por savanas, macacos estranhos habitam altos picos de montanhas, enquanto insetos e cobras misteriosas ocupam as florestas mais impenetráveis do planeta.

Haverá episódios sobre Ruanda, um país cheio de mistério, coberto de névoa e cercado de densas selvas. Esta terra tropical se encontra no centro da cadeia montanhosa africana e é o lar dos grandes primatas africanos e de paisagens inéditas. A Etiópia também será abordada: Entre os suntuosos lagos e altos picos do país as espécies se adaptaram para sobreviver. Esta antiga terra abrigou a vida desde o início dos tempos e seus desertos e montanhas escondem tesouros naturais e vida silvestre incomparável. O terceiro é sobre o Saara,  o maior deserto do mundo e cobre uma vasta faixa do norte da África. Parece uma terra desolada e vazia, sem água nem alimentos na superfície, mas as espécies locais se adaptaram a esta dura paisagem. Para quem gosta da vida selvagem, o Especial Quinta Fera, mostra o documentário Predadores Sucessão ao Trono, com a luta de seis animais de diferentes espécies em busca de comida. É a lei da selva, com a luta pela existência e a sobrevivência do mais capaz. Fique de olho, às 22h30. Imperdíveis!

Leia também:
Entre Boa Viagem e a África
A árvore do esquecimento
Dia do Baobá: Verdades e mentiras sobre a árvore mágica
Conheça melhor os temidos tubarões
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira
Dia do Leão tem programação especial
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa
Dia Internacional sem Sacos de Plástico. Vamos nessa?
Como ficar em casa (na pandemia) viajando com os elefantes
A 10.000ª espécie ameaçado

Serviço:
Canal Nat Geo Wild: Especial Maravilhas Ocultas da África, a partir das 20h

Canal National Geographic – Predadores: Sucessão ao Trono, às 22h30. Instagram: https://www.instagram.com/natgeobrasil/
Canais na TV: Claro – 580; Net – 580; Sky – 478; Vivo – 598

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: National Geographic / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.