Iniciativa idealizada pela artista pernambucana e coordenadora de projetos sociais Karinne Costa, o “Museu dos Sonhos Vivos” tem como objetivo fomentar o fortalecimento da memória comunitária e de pertencimento do território. No Recife, já houve três edições do projeto, sendo que a última delas aconteceu nesta semana, junto ao Coletivo Chié do Entra, da Entra Apulso, comunidade carente fincada no sofisticado bairro de Boa Viagem, e que é vizinha a um dos maiores templos de consumo da cidade, o Shopping Center Recife. O Coletivo é conhecido por suas ações sociais e ambientais.
A primeira parada do Museu aconteceu em 2023, na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, envolvendo agremiações de boi e maracatu que receberam intervenções artísticas de grafiteiros. No final da ação, foi criado o acervo de memórias no site da iniciativa.
A segunda parada, em 2024, ocorreu no bairro de Brasília Teimosa, através do projeto “Resistir, preservar e co-criar”, onde houve a construção do Museu a partir da revitalização do local em que acontece a tradicional barqueata de São Pedro há mais de 50 anos. A terceira, de 2025, teve por objetivo discutir os desafios enfrentados pelas periferias urbanas diante a crise climática, através do projeto “Entra Apulso, território de esperança: juventude, arte e clima”. Por meio de oficinas, rodas de conversa e intervenções artísticas, os participantes refletiram sobre temas urgentes como racismo ambiental, justiça climática, direito à cidade.
E ainda sobre futuros sustentáveis para juventudes negras e periféricas. Os encontros aconteceram na EREFEM Professora Inalda Spinelli, em Boa Viagem, Recife. A ação une arte, memória e educação climática para fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar a resiliência socioambiental na comunidade de Entra Apulso, zona sul do Recife. Voltado para jovens de 15 a 18 anos, estudantes do ensino médio da mesma escola, o projeto aposta na escuta ativa, na cartografia afetiva, na troca de saberes e na mobilização comunitária como ferramentas de transformação. Diz Karinne:
“O projeto chega para dialogar com os estudantes compreendendo a importância de fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar o olhar político e socioambiental desses jovens. Através deles, vamos estudar a memória e estimular um processo criativo colaborativo pensando em um futuro sustentável em que a singularidade do território também seja preservada”.
Com impacto direto em mais de 30 jovens e alcance ampliado por meio das ações públicas, o projeto pretende deixar um legado de fortalecimento comunitário, formação de lideranças e construção de soluções baseadas na natureza. Já o Coletivo Chié do Entra foi fundado em 2021, sendo composto por moradores da comunidade a partir da formação de agentes ambientais fomentada pelo Instituto Shopping Recife.
A iniciativa, que une cuidado com o meio ambiente, educação e transformação social, foi proposta e apoiada pelo Instituto Shopping Recife, com a formação realizada pela Associação Kapi’wara. O Chié trabalha com a transformação de resíduos, especialmente óleo e matéria orgânica. Mantém composteiras pedagógicas nas escolas do território e promove oficinas, intervenções e vivências de educação ambiental, fortalecendo saberes comunitários e práticas sustentáveis.

O Museu dos Sonhos Vivos conta com o fomento do edital Jovens no Clima Recife, uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife (@prefeiturarecife) por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (@sdhjrecife). E é realizado em parceria com a Rede Conhecimento Social (@redeconhecimentosocial) e o Delibera Brasil (@deliberabrasil), com financiamento do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies (@bloombergdotorg), da United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation e conta com apoio da Uninassau, @uninassau.recife.
Leia também
Após Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa ganha Museu dos Sonhos Vivos
Bairro Culturalmente muito rico, Bomba do Hemetério vai ganhar Museu dos Sonhos Vivos
Brechó do Entra tem ponto fixo no Shopping Recife e ajuda comunidade Entra Apulso
Cidadania: Estilista Isabela Capeto prestigia brechó, para ajudar comunidade Entra Apulso
Entra Apulso ganha brechó do bem
Comunidade Entra Apulso tem a mais nova horta urbana do Recife. Fica na Rua Bruno Veloso
Comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem vai ganhar praça com 800 metros quadrados
Shopping Recife busca sustentabilidade
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Museu dos Sonhos Vivos e Acervo #OxeRecife
