“Movimento Ocupe Estelita” comemora dez anos com vitórias e programação

Há uma década a sociedade civil deflagrou no Recife um movimento cujos resultados ainda se refletem nos dias de hoje. É que exatamente no dia 21 de maio de 2014, estudantes, urbanistas, profissionais liberais, e movimentos sociais diversos acamparam no Cais José Estelita, onde o Consórcio Novo Recife começara a demolição de antigos armazéns de açúcar para implantação de um luxuoso complexo imobiliário verticalizado, que previa a construção de treze torres com até 45 andares.

O acampamento liderado pelo grupo Direitos Urbanos resistiu por semanas, e levou ao fortalecimento do MOE- Movimento Ocupe Estelita. O MOE  mobilizou a cidade contra a demolição dos antigos armazéns que embora estivessem desocupados, eram (e são) parte da identidade de uma das áreas mais pitorescas do Recife. O terreno onde eles ficam se localiza na ilha de Antônio Vaz, em situação bem privilegiada: de frente para a Bacia do Pina. O Cais, por sua vez, liga os bairros de São José e Cabanga.

E apesar de o MOE não ter evitado a implantação do projeto conseguiu, pelo menos, modificá-lo. Pois a versão inicial para construção de um condomínio de luxo em local histórico (o bairro de São José) não tinha nenhuma restrição por parte dos órgãos públicos e foi considerada excludente. Com a pressão, o gabarito dos prédios caiu. Porém não de todos. Mas, pelo menos, alguns agora não passarão de 14 andares, pois o gabarito dos prédios foi se reduzindo, à medida que se aproximam do Forte das Cinco Pontas, fortaleza histórica datada de 1630 e tombada pelo IPHAN desde 1938. Com a mobilização, os prédios mais altos são que ficam perto do Viaduto Capitão Temudo.  Alega o movimento:

“Embora não tenha se livrado completamente daquelas torres, o MOE conquistou para a cidade o Parque da Resistência Leonardo Cisneiros, 200 unidades de habitação de interesse social e tantas outras reivindicações, que hoje as construtoras estampam em suas propagandas com a maior cara de pau, como se elas mesmas tivessem proposto”.

Militante, sempre agindo em defesa do Recife, Leonardo Cisneiros (1977-2021) foi o criador do Grupo Direitos Urbanos Ele lutou  bastante contra o projeto original e virou um dos destaques no MOE.  Mas faleceu durante a epidemia da Covid-19, e já foi aprovado na Câmara Municipal um projeto do vereador Ivan Morais (PSOL) para que ele seja homenageado no parque que será criado no local. A iniciativa, no entanto, ainda depende de sanção do Prefeito João Campos (PSB-PE), que vetara a primeira tentativa nesse sentido, alegando incongruências no projeto anteriormente apresentado.

Câmara Municipal aprovou projeto que homenageia o ativista Leonardo Cisneiros no Cais JoséEstelita

Para o MOE a ação da sociedade civil contra o projeto original do Novo Recife foi, também, uma  experiência pedagógica “contra o modelo de desenvolvimento predatório e a especulação imobiliária na cidade”. E também uma forma de mostrar o poder de uma sociedade organizada. Para lembrar a mobilização, o MOE iniciou programação que teve início na terça-feira (21/5) e que só termina no mês de junho.

A programação se prolongará por 27 dias, mesmo período que o MOE passou acampado no Cais José Estelita.  Trabalhando à época da ocupação no jornal “O Globo”, acompanhei de perto o surgimento do Grupo Direitos Urbanos e a mobilização  do MOE, inclusive quando a Polícia Militar ocupou o local para “despejar” os manifestantes. Foram momentos tensos, de muita resistência e de luta contra o poder estabelecido e o do capital.

Comemoração do Ocupe Estelita ocupou plenário da Câmara. Depois, teve cortejo: “Empatando tua vista”

Mas o fato é que, depois do grupo Direitos Urbanos e do MOE, o Recife nunca mais será o mesmo. Na terça, após sessão na Câmara Municipal, teve cortejo até a Rua Mamede Simões, no bairro de Santo Amaro, onde houve sessão de cinema no Bar Super 8. O cortejo contou com participação da Troça “Empatando tua Vista”, o braço carnavalesco do MOE.

Nos links abaixo, mais informações sobre Pina e São José. E parte da programação que celebra dez anos da ocupação do MOE.

Leia  também
Cais José Estelita começa a virar pó
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que a paisagem vai mudar?
No Recife “Empatando Tua Vista”
Por favor, não empate minha vista
Casas modernistas empatando tua vista
Que muralha é essa em plena Bacia do Pina?
Ministério Público e Tribunal Federal   divergem quanto ao Projeto Novo Recife
Edifício Holiday, marco da nossa arquitetura, não vai mais a leilão na quarta, 22
Atentado estético no Boulevard
 Urbanismo e patrimônio cultural em discussão no Recife 

Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
O Hotel do Parque sem Memória
São José: o Haiti não é aqui
Praça Dom Vital parece ninho de rato
Você está feliz com o Recife?
Passeio por 482 anos de história
Santo Antônio e São José ganham livro: viagem por quatro séculos de historia
Livro mostra que São José tem permanência do que descaracterização
Segundo mais antigo mercado público do Brasil, o de São José passa por reforma
PAC: Vem aí dinheiro para 27 obras no Recife, incluindo a restauração do Mercado de São José
Novidades no bairro de São José

Praça Dom Vital de roupa nova
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
Nova paisagem em São José
Bairro de São José: o Haiti não é aqui
O belo e detonado Bairro de São José
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Minha tarde no Olha! Recife
Cine Glória: Art Nouveau e decadência
Cine Glória agora é Lin-Lin 
Olha! Recife mostra o Beco do Veado
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror! Pátio de São Pedro fica sem os lampiões
O ferro na arquitetura do Recife 
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Lampiões surrupiados na Ponte Velha

Serviço
Comemoração dos dez anos da mobilização da sociedade civil, contra o Projeto Novo Recife  com o Movimento Ocupe Estelita
Programação resumida do  período de 22 de maio a 9 de junho
Quarta-feira, 22, 20h – Leilão Ocupe+10 (47 obras de 34 artistas), somente pelo WhatsApp. Participe, via link https://chat.whatsapp.com/KlPB1L1FmCjllSCNIZSzxtF tF

Mostra Audiovisual Ocupe Estelita +10:
Quinta, 23 de maio – Sessão Cinepiquete, no Cinema da UFPE (14h)
Domingo, 26 de maio – Sessão Ocupe Estelita +10, Cinema do Porto Digital (16h)
Sábado, 1 de junho – Sessão Coque Vídeo, Academia da Cidade, Joana Bezerra (18h)
Domingo, 9 de junho – Sessão Cine Debate na Cozinha Solidária do MTST, Rua Eliézier Pinto de Moura, 100, Torre (18h). Isso após pedalada puxada pela Ameciclo.

Toda a programação do MOE+10 pode ser conferida no link

PROGRAMAÇÃO: Ocupe Estelita +10

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Movimento Ocupe Estelita (MOE) e redes sociais

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.