Monumento Nacional, Faculdade de Direito do Recife retoma visitações

Compartilhe nas redes sociais…

Um dos prédios mais icônicos do Recife – não só pelo valor arquitetônico, mas também pela sua história – volta a ser alvo de atenção, nesse mês de março. Tudo por conta da ação “Março de arte, cultura e memória na Faculdade de Direito do Recife”, que consiste em visitas guiadas ao edifício, datado do início do século passado e que é considerado patrimônio nacional desde 1980. É tido como exemplar do ecletismo, ramo da arquitetura que consiste em mistura de elementos de vários estilos, como o neoclássico, o gótico, o romântico). No caso da FDR, a predominância é do neoclássico.

A visita é conduzida por alunos da Universidade Federal de Pernambuco, dos cursos de Direito, História e Biblioteconomia. Até o final do mês, haverá visitas nos próximos sábados, 22 e 29, a partir das 14h. A primeira de 2025 foi realizada no último dia 15. O “passeio” é enriquecido com a presença de atores e também de Aglaia Costa que, com seu violino, contribui para emprestar leveza aos intervalos entre os ambientes visitados. As inscrições para o passeio são gratuitas, e podem ser feitas página do projeto (https://ufpe.br/memoriafdr).

Cheio de história, o prédio da Faculdade de Direito virou alvo de visitação e há duas programadas para o mês de março

Além de saberem mais da história da própria FDR, os visitantes poderão percorrer escadarias, mezaninos, salas de aula, Salão Nobre e admirar a mobília original, as esculturas, os lustres com descrições de datas e estilos. Até mesmo o piso do salão de entrada da FDR guarda suas simbologias que passam despercebidas para estudantes, professores e visitantes.  Você vai observar no chão, por exemplo, uma “fasce”, instrumento que expressa poder e autoridade, e que era carregado pelos lictores frente a um magistrado na Roma Antiga. Os lictores funcionavam como guarda-costas e assistentes dos juízes. O prédio da FDR foi projetado em 1907 pelo arquiteto francês Gustave Varrin. A execução das obras foi comandada por um engenheiro brasileiro (José Antônio de Almeida Pernambuco), e prédio foi entregue em 1911. A partir de 1912, passou a cumprir sua função, recebendo alunos e professores.

A programação de visitas à FDR teve início antes da pandemia da Covid-19 e ocorria regularmente,  sendo uma iniciativa do Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, idealizado pelo Professor  Humberto  João Carneiro Filho.  Retomado agora, em 2025, o projeto de visitação tem  apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), da Secretaria de Cultura de Pernambuco e ainda da própria UFPE. Ao longo de sua história, a FDR enfrentou problemas graves por falta de manutenção. Em 2018, as aulas chegaram a ser suspensas, porque sua torre tombou, colocando em risco alunos e professores. A retirada e a recolocação da torre já restaurada envolveram verdadeira operação de guerra, com uso de máquinas gigantescas. Em 2020, a FDR foi vítima de assalto, justamente o local onde funcionava o Projeto Memória Acadêmica, quando informações valiosas sobre sua história foram levadas por bandidos em computadores e peças roubadas.

Na galeria abaixo,  links abaixo, você  vai ter mais informações sobre a FDR, patrimônio da nossa história.  E confira a galeria, com fotos de Gustavo Maia, publicadas no livro “Elegantia Juris, Patrimônio  Cultural e Artístico da Faculdde de Direito do Recife (Humberto João Carneiro Filho, Angélica de Mello de Seixa Borges e Rebeca Vasconcelos Matos, organizadores)

Veja outras fotos, na galeria abaixo

Leia também
Carta em defesa da democracia será lida na Faculdade de Direito
Exposição na Faculdade de Direito: o Recife através dos cartões postais
Livro mostra o Recife que se esconde
Monumento nacional, Faculdade de Direito cercada por lixo e matagal
Torre da Faculdade de Direito vai ser retirada para não cair
Torre da FDR tomba e aulas são suspensas  
Faculdade de Direito já está sem torre que ameaçava desabar
“A Casa de Tobias merece respeito
Depois de quase desabar, torre da Faculdade de Direito já está no seu lugar
Faculdade de Direito: Torre que tombou é removida e vai a restauração
Visitas guiadas fazem sucesso na Faculdade de Direito
Visita guiada na Faculdade de Direito
Relíquia achada na Faculdade de Direito
Faculdade de Direito ganha livro sobre o patrimônio e sua “gloriosa trajetória”
Assalto na Faculdade de Direito prejudica quatro anos de pesquisa

Sessão Recife Nostalgia: a coroação da Rainha do Recife e de Pernambuco
A República e o estilo eclético no Recife
Relíquia achada na Faculdade de Direito 
Os 190 anos da Faculdade de Direito
Visita guiada na Faculdade de Direito
Faculdade de Direito abre para visitantes
Visita guiada à Faculdade de Direito é sábado 
Sugestão para o Olha! Recife
Direito, memória, pau-brasil e violino
Faculdade de Direito abre para visitantes
Visitas guiadas fazem sucesso na FDR
Encenação, violino e rosas na FDR
As guardiãs de 190 anos de memória
Uma radiografia da FDR 
Faculdade de Direito comemora história
“Como era lindo o bairro da Boa Vista

Serviço
Visitas guiadas à Faculdade de Direito do Recife
Quando: 22 e 29 de março
Horário: 14h
Quanto: gratuito
Onde se inscrever: https://ufpe.br/memoriafdr

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Gustavo Maia (do livro “Elegantia Juris”) e Fernando Batista (UFPE)

One comment

  1. Ótima oportunidade para conhecer o belíssimo prédio da Faculdade de Direito do Recife,um ícone da arquitetura eclética e guardião zeloso de uma história que deve ser preservada .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.