Jovens de escola pública ganham “Embarque Digital” no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Todo dia  é uma novidade no  Recife. E essa é uma novidade boa. É que a Prefeitura lançou, na terça-feira, o Programa Embarque Digital, destinado a formar jovens na área de tecnologia, abrindo chance de maior empregabilidade. Com investimento total de R$ 30 milhões, o programa já está com inscrições abertas, com prioridade para pessoas negras, pardas e mulheres. E é voltado exclusivamente para estudantes egressos da rede pública. Ao todo, serão 2 mil vagas abertas até 2024.

A medida visa, também, a fortalecer o Polo Tecnológico do Recife, que carece de mão de obra  especializada e ainda escassa na cidade.  O Prefeito João Campos (PSB) lançou o programa à tarde, no Teatro Hermilo Borba Filho, que fica no Bairro do Recife, conhecido por sediar empresas que formam o Porto Digital. O Porto Digital, aliás, é parceiro do programa. E tem, aliás, encontrado problemas para preencher suas  vagas por falta de mão de obra qualificada. No final do ano passado, elas chegavam a 2.500, o que não é pouco, nesses tempos de tanto desemprego. O Embarque Digital é coordenado pela Secretaria de Educação do Recife.

“ O Recife já tem um grande polo de tecnologia que é o Porto Digital. Qual é o gargalo para o crescimento dele? É formar mais pessoas. Então a Prefeitura lança o Embarque Digital para garantir que 2 mil jovens recifenses vão ter a oportunidade de se formar em nível superior e trabalhar de maneira imediata na tecnologia”, explicou o Prefeito. “Toda pessoa que fez a sua formação de ensino médio na rede pública vai poder concorrer às bolsas. Já estão abertas agora, no Conecta Recife, 200 vagas. A partir do próximo ano serão 600 vagas. Então quem fez a formação na escola pública pode ter acesso, e é necessário para acessar a vaga ter feito o ENEM ou sistema seriado de avaliação”. Disse, ainda, que  50% das vagas serão para pessoas negras ou pardas, e temos como critério de desempate a priorização das vagas para mulheres”, finalizou.

Inicialmente, estão sendo ofertadas 200 vagas para os estudantes egressos da rede pública. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pelo aplicativo ou site Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br ) e pelo portal da Educação do Recife (http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/) . A seleção para o Embarque Digital levará em consideração as notas do ENEM ou SSA, considerando as provas dos últimos cinco anos. É necessário também que o candidato tenha cursado todo o ensino médio na rede pública e os que tiveram cursado também o ensino fundamental terão prioridade no processo seletivo.  

As inscrições vão até o dia 26 e as aulas já começam em outubro. Parceiro da Prefeitura, o Porto Digital vai ofertar esses cursos, e também fez parcerias com três instituições de ensino superior que são o SENAI, a Unicap e a Universidade Tiradentes.  “Queremos trazer mais instituições. Há toda uma estrutura nova montada, o curso inclui a residência pedagógica”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou que o Embarque Digital é um programa de formação do Porto Digital , no qual são ofertadas vagas de graduação de 2 anos e meio de sistemas para internet e análise de desenvolvimento de sistemas, inicialmente, em três universidades naquelas três universidades.

“Com isso, desde o primeiro semestre, das cinco disciplinas que o jovem faz, uma é uma residência dentro do Porto Digital, já resolvendo problemas reais das empresas, até para empresa ficar de olho e já poder contratar o jovem já no começo do curso”., explica. Ainda segundo ele: “é um programa de empregabilidade, voltado para os alunos de escola pública que tiraram mais de 600 pontos no ENEM e que,  às vezes, não entram na Universidade Federal de Pernambuco em Ciências da Computação. Mas vale ressaltar que os alunos podem fazer Universidade Federal em algum outro curso e também esse curso pelo Porto Digital. A gente espera que todos estejam empregados até o final do seu curso”. Tomara que dê certo. Mesmo sem embarque digital, já tem muito aluno de escola pública ( e também da privada) brilhando por aí. Confira alguns casos.

Leia também
Sertanejos brilham em 25ª Olimpíada de Astronomia
Tecnologia para resgate da cultura ancestral
“Nascente protegida é água garantida”
Trabalho escolar sobre vacina  faz sucesso em tempos de Covid-19
Mata destruída vira trabalho escolar
Estudante de escola pública mostra trabalho sobre sururu em Londres
Matemática: 28 alunos premiados
Robótica: rede pública em destaque
Você tem fome de quê? De livros
A volta das cartas e dos postais
Robótica leva estudantes à Hungria
Estudante de escola pública mostra trabalho sobre sururu em Londres
Rede pública: a vez da robótica 
Escola pública representada no Peru

Alunos “derrubam” 70.000 concorrentes
Estudantes de Escola Pública embarcam para Nova Iorque (Genius Olympiad)
Alunos de escola estadual em Bezerros desenvolvem aplicativo para Fenearte
Alunos fazem aplicativo para Fenearte 
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
São João: estudantes criam aplicativo
Na contramão do governo Bolsonaro
Criança Alfabetizada: destaque na educação dará prêmio a prefeito
Pet vira barreira para reter lixo em canal
Alunos lançam livro na Bienal
Mustardinha: Ecobarreira vai ao Paraguai

Jardim do Baobá: Ribe do Capibaribe
Os pequenos escritores do Recife

Livros artesanais são destaque em escolas públicas do Recife
Alunos fazem livros sobre 20 bairros
Livro em quadrinhos sobre Santo Amaro
Você tem fome de quê? De livros
Mensagens positivas em muro de escola

Criannça Alfabetizada: destaque na educação dará prêmio a prefeitos
Os idiotas úteis e o idiota inútil
Artur é professor nota mil
Mirtes professora nota dez

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Rodolfo Loepert/ Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.