Com uma longa história – o antigo vilarejo foi fundado por religiosos franciscanos em 1588 – Itapissuma passou à condição de distrito do município de Igarassu em 1892, só transformando-se em município em 1983. Localizada à margem do Canal de Santa Cruz e famosa pela sua culinária à base de frutos do mar, a cidade está em festa no sábado (3/9) quando deve receber centenas de turistas.
É que a partir das 9h começa a Corrida da Canoa, uma tradição de Itapissuma, que fica a 31 quilômetros do Recife, de onde recebe a maior parte dos visitantes, normalmente para saborear sua caldeirada. Hoje, no entanto, há mais um motivo para visitar a cidade, pois tem gente que vai mesmo para torcer. Até ontem havia 42 canoas inscritas para a competição, cada qual com quatro pescadores. São duas categorias, com premiações que vão do primeiro ao décimo lugar.

Em janeiro, durante a programação das festas religiosas dedicadas a São Gonçalo do Amarante, foi programada uma Corrida de Canoas, porém a competição foi cancelada por um motivo muito simples: faltou vento. Como em setembro a ventania ainda é grande – parece que ainda estamos em agosto – é provável que a de hoje seja coroada de sucesso. A largada acontece às 09h, com saída da Praça de Ailton. A cerimônia de premiação será realizada na Quadra do Espinheiro Futebol Clube, localizado na Rua Cel. João Seixas, às 15h.
Em 2021, Itapissuma foi castigada com uma tragédia: o Mercado de Artesanato sofreu um incêndio (foto central) quando o fogo destruiu, também, quiosques que compunham a praça de alimentação, onde a demanda pela caldeirada é muito grande. A caldeirada é preparada com frutos do mar – peixe, crustáceos e moluscos – e é servida com arroz e pirão. Desde então, a venda de artesanato e o setor de gastronomia funcionam precariamente.
Nesta semana, o Governador de Pernambuco autorizou processo de licitação para contratar a empresa para beneficiar o mercado.. O valor estimado para realizar os serviços é de R$ 5 milhões. O projeto consiste na ampliação do mercado público e na requalificação dos boxes e restaurantes, incluindo a acessibilidade do píer, além de garantir sinalização, iluminação e outras melhorias. “Nós vamos ter condições de dar um espaço onde as pessoas possam trabalhar com dignidade, além de contribuir com o desenvolvimento do Litoral Norte”, destaca Paulo Câmara. (PSB). Como a partir de 2023 o estado muda de gestor, esperamos que o próximo governador honre a promessa do socialista. Itapissuma merece.
Nos links abaixo, você confere mais informações sobre Itapissuma e outras cidades do Litoral Norte de Pernambuco
Leia também
Corrida da Canoa mobiliza Itapissuma
Incêndio destrói mercado de Itapissuma
Dia de Buscada de São Gonçalo
Buscada de São Gonçalo: Fé e lixo
A Buscada de São Gonçalo do Amarante e o cuidado com a natureza
Lixo no mar: Litoral de Pernambuco tem 624 pontos de fluxo
Fragata com asa quebrada em Itamaracá
Itamaracá não é mais esse paraíso
Igarassu preserva 500 anos de história
Itamaracá não é mais esse paraíso
Santo Antônio, casamenteiro, soldado, tenente e vereador cassado
A saga dos santos resgtados
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Acervo #OxeRecife