Observem a paisagem acima. Fica nos sertões do Piauí e do Ceará, apresentando supreendente verde nesses tempos de mudanças climáticas e tantas regiões amargando as consequências de seca no Nordeste. A extasiante vegetação compõe a Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas, atualmente reconhecida pela Unesco como Porto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga. Preservada, a área presta um grande serviço à natureza, como vocês verão adiante, incluindo o armazenamento de carbono tão necessário, nesses tempos de aquecimento global.
Nesse 31 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural. E por que lembro a data? Só para ressaltar que as RPPNs desempenham papel essencial na proteção da fauna, flora, recursos hídricos e equilíbrio ecológico, além de contribuírem para pesquisas científicas e atividades de educação ambiental. As RPPNs são uma categoria de unidade de conservação em áreas privadas, criadas a partir da vontade do proprietário de terras, seja uma pessoa ou uma empresa. Em Pernambuco, há uma 17 RPPNs. Mas há outros estados do Nordeste, com quantidade bem maior, como é o caso do Ceará, onde elas somam 47.
É no Ceará que fica a sede da Associação Caatinga, que apoia cerca de 70% dessas reservas, contribuindo diretamente para a conservação de 32 áreas privadas. Por esse motivo, nesse 31/01, a entidade destaca da importância das reservas particulares. Entre estas, a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), sobre a qual já falamos aqui no #OxeRecife várias vezes. Ela tem 6.285 hectares, o que a torna a maior RPPN do Ceará. Localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a área se destaca pela conservação ambiental e pelo impacto positivo na região.
A RPPN Serra das Almas possui 238 espécies de aves, 49 de mamíferos, 33 de anfíbios, 52 de répteis e 793 de plantas. Abriga quatro nascentes e contribui para o escoamento evitado de 4,7 bilhões de litros de água por ano. Também realiza o armazenamento de 1.647.245 toneladas de carbono equivalente (CO2e), desempenhando papel relevante na mitigação das mudanças climáticas. Para visitar a Reserva Natural Serra das Almas, é necessário agendar com pelo menos quatro dias de antecedência pelo número (88) 9 9955 6570.
Além do Ceará, a Associação Caatinga também atua em outros estados, como o Rio Grande do Norte, onde participou da elaboração do plano de manejo (documento obrigatório que orienta a gestão de áreas protegidas) da RPPN Refúgio Jamacaii. Ela fica localizada no município Equador e tem uma área de 136,79 hectares. Equador fica a 279 quilômetros de Natal. Com uma equipe especializada, a Associação Caatinga é referência na realização de estudos específicos para elaboração de propostas detalhadas de criação e gestão de Unidades de Conservação (UC), auxiliando os setores privado e público. Com experiência na criação de mais de 20 RPPNs, o coordenador de biodiversidade da Associação Caatinga, Samuel Portela, destaca a relevância dessas áreas para o meio ambiente:
“Criar uma RPPN é um ato digno de reconhecimento, pois representa um compromisso voluntário de um indivíduo ou grupo em prol da conservação, gerando benefícios não apenas para quem assume essa responsabilidade, mas para toda a sociedade”.

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar pessoas a cuidar da natureza. Também já apoiou cinco unidades de conservação públicas, como os parques estaduais do Cânion do Rio Poti (PI) e do Cânion Cearense do Rio Poti (CE). Ao todo, entre RPPNs e UCs públicas, a organização contribui para a proteção de mais de 105 mil hectares – uma área equivalente a três vezes o tamanho de Fortaleza.
Nos links abaixo, você tem mais informações sobre o trabalho da Associação Caatinga, que presta assessoria na implantação de RPPNs.
Leia também
Ameaçado de extinção, periquito-da-cara-suja vai repovoar a Caatinga
Conhecidas como sem ferrão, abelhas nativas ajudam a fazer renda e a preservar a caatinga
Temática da Caatinga vira coleção fashion e renda para presernar o bioma que é exclusivo do Brasil
Carnaúba é árvore da vida
Unesco: Reserva Natural da Serra das Almas é posto avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga
Caatinga tem saneamento rural
Associação Caatinga desenvolve ação para catadores de materiais recicláveis no Sertão
Esforço pela preservação da Caatinga e pelo sequestro de carbono
Carnaúba é árvore da vida para populações da caatinga de estados como Ceará e Piauí
Casal cria duas reservas particulares de preservação na Caatinga
Caatinga: bancos ofertam R$ 10 milhões para restaurar o terceiro bioma mais ameaçado no Brasil
Terceiro bioma mais ameaçado do Brasil, Caatinga tem 481 plantas e animais em extinção
Fique por dentro do edital de quase R$ 2 milhões para ajudar na preservação da caatinga
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Associação Caatinga / Divulgação
