Governo estadual lança edital para restauração do Cinema São Luiz, patrimônio de Pernambuco

Pelo visto, ainda vai demorar a reabertura do São Luiz, o mais icônico cinema da cidade, e o único de rua que ainda estava em funcionamento no Centro. Inaugurado em 1952, com bonitos vitrais internos e tombado pelo Governo de Pernambuco desde 2008, o monumento está interditado, após ser prejudicado com umidade e infiltrações provenientes do último inverno. Nesse sábado, o Palácio do Campo das Princesas publicou editar no Diário Oficial, sobre aviso de licitação para reforma do equipamento. Os envelopes devem ser abertos em dezembro e a previsão é que os serviços demandem pelo um  semestre. Será?

“O ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação da empresa especializada em restauração e conservação que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da histórica sala localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. A partir da homologação e contratação da empresa vencedora do certame, a previsão é que os serviços sejam concluídos em até seis meses”, informa o governo estadual. O #OxeRecife torce para que as reformas sejam compatíveis com as necessidades do cinema, pois as últimas – realizadas ainda na gestão anterior – foram emergenciais, porém precárias.

Cine São Luiz é patrimônio de Pernambuco e integra as memórias afetivas do Recife. Fechado, mas com reforma à vista

Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual empregou os esforços para captar os recursos necessários, garantidos pela Lei Paulo Gustavo (LPG), e elaborar o projeto de restauração atualmente em licitação.  A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirma que a restauração do forro policromado do cinema São Luiz é uma etapa primordial que permitirá, além da recuperação do bem tombado e Patrimônio Cultural Material do Estado, a reabertura da sala para o público. Também já está em fase de conclusão o reparo da cobertura do São Luiz, obra que demandou um investimento de R$ 106.308,53, detalha a gestora.

No decorrer do processo de readequação da sala, o Governo do Estado ainda vai abrir licitação para requalificação geral do cinema – fase que inclui implementação de recursos de acessibilidade e de proteção e combate a incêndio –, além da aquisição de novos aparelhos para o sistema de audiovisual, como equipamentos de som e projeção. De acordo com a publicação, a licitação presencial será realizada por meio de uma sessão pública no dia 6 de dezembro, às 9h30, no auditório da SAD-PE (Avenida Antônio de Goes, nº 194, bairro do Pina, Zona Sul do Recife), perante a Comissão Central Permanente de Licitação do Estado V (CCPLE V). O valor máximo aceitável para pagamento do serviço está cotado em R$ 983.617,40.  Ainda segundo o ato, o edital, seus respectivos anexos e comunicados estão disponíveis nos sites www.peintegrado.pe.gov.br e www.sad.pe.gov.br (link Compras e Licitações; aba Licitações Presenciais). Os envelopes dos interessados podem ser entregues na abertura da sessão pública ou, no mesmo prazo, via postal. Mais informações podem obtidas pelo e-mail: pregoeiro20@sad.pe.gov.br ou pelo telefone: (81) 3183-7811.

Leia também
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça: São Luiz completou 70 anos de portas fechadas
Sessão Recife Nostalgia: São Luiz, vitrais e noite de festa como nos velhos tempos
Sessão Recife Nostalgia: Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz
Cinema Glória: Art Nouveau e decadência
Cinema Glória agora é Lin-Lin
Sessão Recife Nostalgia: São Luiz, vitrais e noite de festa como nos velhos tempos
Sessão Recife Nostalgia: Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz
Retratos Fantasmas começa a ser exibido no Recife: Centro decadente sem os seus cinemas
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça, mostra o Centro decadente sem os seus cinemas
Até novembro, Teatro do Parque terá nove sessões de retratos fantasmas a preços populares
Cine Olinda vai ser restaurado. E o resto?
Sessão Recife Nostalgia: a Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Sessão Recife Nostalgia: Teatro Santa Isabel e a luta abolicionista
Olha! Recife: velhos cinemas e história
Olha! Recife passeia pela Mauritsstad e por antigos cinemas
Sessão Recife Nostalgia: Quando Afogados era a “Cinelândia” e tinha a Rozemblit
Pérola do Sertão, Theatro Cinema Guarany é tema de livro
Muito glamour no Festival no Cinema Theatro Cinema Guarany
Cinema Theatro Guarany completa cem anos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Beto Figueiroa / Secult

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.