Governo estadual lança edital para restauração do Cinema São Luiz, patrimônio de Pernambuco

 Governo estadual lança edital para restauração do Cinema São Luiz, patrimônio de Pernambuco
Compartilhe nas redes sociais...

Pelo visto, ainda vai demorar a reabertura do São Luiz, o mais icônico cinema da cidade, e o único de rua que ainda estava em funcionamento no Centro. Inaugurado em 1952, com bonitos vitrais internos e tombado pelo Governo de Pernambuco desde 2008, o monumento está interditado, após ser prejudicado com umidade e infiltrações provenientes do último inverno. Nesse sábado, o Palácio do Campo das Princesas publicou editar no Diário Oficial, sobre aviso de licitação para reforma do equipamento. Os envelopes devem ser abertos em dezembro e a previsão é que os serviços demandem pelo um  semestre. Será?

“O ato corresponde ao processo de tomada de preço para contratação da empresa especializada em restauração e conservação que será responsável pela execução dos serviços de recuperação e restauro do forro de gesso decorado da histórica sala localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife. A partir da homologação e contratação da empresa vencedora do certame, a previsão é que os serviços sejam concluídos em até seis meses”, informa o governo estadual. O #OxeRecife torce para que as reformas sejam compatíveis com as necessidades do cinema, pois as últimas – realizadas ainda na gestão anterior – foram emergenciais, porém precárias.

Cine São Luiz é patrimônio de Pernambuco e integra as memórias afetivas do Recife. Fechado, mas com reforma à vista

Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo estadual empregou os esforços para captar os recursos necessários, garantidos pela Lei Paulo Gustavo (LPG), e elaborar o projeto de restauração atualmente em licitação.  A presidente da Fundarpe, Renata Borba, afirma que a restauração do forro policromado do cinema São Luiz é uma etapa primordial que permitirá, além da recuperação do bem tombado e Patrimônio Cultural Material do Estado, a reabertura da sala para o público. Também já está em fase de conclusão o reparo da cobertura do São Luiz, obra que demandou um investimento de R$ 106.308,53, detalha a gestora.

No decorrer do processo de readequação da sala, o Governo do Estado ainda vai abrir licitação para requalificação geral do cinema – fase que inclui implementação de recursos de acessibilidade e de proteção e combate a incêndio –, além da aquisição de novos aparelhos para o sistema de audiovisual, como equipamentos de som e projeção. De acordo com a publicação, a licitação presencial será realizada por meio de uma sessão pública no dia 6 de dezembro, às 9h30, no auditório da SAD-PE (Avenida Antônio de Goes, nº 194, bairro do Pina, Zona Sul do Recife), perante a Comissão Central Permanente de Licitação do Estado V (CCPLE V). O valor máximo aceitável para pagamento do serviço está cotado em R$ 983.617,40.  Ainda segundo o ato, o edital, seus respectivos anexos e comunicados estão disponíveis nos sites www.peintegrado.pe.gov.br e www.sad.pe.gov.br (link Compras e Licitações; aba Licitações Presenciais). Os envelopes dos interessados podem ser entregues na abertura da sessão pública ou, no mesmo prazo, via postal. Mais informações podem obtidas pelo e-mail: pregoeiro20@sad.pe.gov.br ou pelo telefone: (81) 3183-7811.

Leia também
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça: São Luiz completou 70 anos de portas fechadas
Sessão Recife Nostalgia: São Luiz, vitrais e noite de festa como nos velhos tempos
Sessão Recife Nostalgia: Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz
Cinema Glória: Art Nouveau e decadência
Cinema Glória agora é Lin-Lin
Sessão Recife Nostalgia: São Luiz, vitrais e noite de festa como nos velhos tempos
Sessão Recife Nostalgia: Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz
Retratos Fantasmas começa a ser exibido no Recife: Centro decadente sem os seus cinemas
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça, mostra o Centro decadente sem os seus cinemas
Até novembro, Teatro do Parque terá nove sessões de retratos fantasmas a preços populares
Cine Olinda vai ser restaurado. E o resto?
Sessão Recife Nostalgia: a Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Sessão Recife Nostalgia: Teatro Santa Isabel e a luta abolicionista
Olha! Recife: velhos cinemas e história
Olha! Recife passeia pela Mauritsstad e por antigos cinemas
Sessão Recife Nostalgia: Quando Afogados era a “Cinelândia” e tinha a Rozemblit
Pérola do Sertão, Theatro Cinema Guarany é tema de livro
Muito glamour no Festival no Cinema Theatro Cinema Guarany
Cinema Theatro Guarany completa cem anos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Beto Figueiroa / Secult

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.