Muito glamour no CineFestival, no Theatro Cinema Guarany em Triunfo. Conheça os homenageados

 Muito glamour no CineFestival, no Theatro Cinema Guarany em Triunfo. Conheça os homenageados
Compartilhe nas redes sociais...

Dizem os estudiosos do cangaço que o município sertanejo de Triunfo era tão sofisticado, entre o século 19 e o começo do 20, que as moças de família se dirigiam em francês aos cangaceiros, que costumavam passar pelas calçadas dos seus casarões. Ou seja, tal qual hoje, a cidade sempre teve o seu glamour. Pois glamour é o que a chamada Oásis do Sertão vai esbanjar até o próximo sábado. Aliás, o charme já recomeçou, com reinauguração do belíssimo Theatro Cinema Guarany, um dos principais cartões postais da localidade e que, desde sábado está de cara nova. Foi todo reformado, e ficou lindo de morrer. Só ele (foto) já está valendo uma visita a Triunfo, que fica no Sertão do Pajeú, a 451 quilômetros do Recife.

Jornalista e cineasta, Clara Angélica é homenageada no Festival de Cinema de Triunfo, Sertão pernambucano.

Mas não é só isso. A partir dessa segunda-feira, a casa de espetáculos – que está completando cem anos – sedia a 13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, que após dois anos sem realização volta para exibir curtas e longas metragens de todo o Brasil no Sertão do Pajeú. Além das exibições de filmes e mostras competitivas de curtas e longas-metragens, o festival conta também com debates e oficinas. Clique aqui e confira a programação. Agora, bom lembrar. O Festival tem dois homenageados, em 2022: Clara Angélica, jornalista, realizadora, escritora, gestora, cineasta; e Ivan Júnior, jornalista e diretor de TV.  Clara Angélica já dirigiu curtas, programas de TV e festivais de cinema como Recifest (no Recife) e Cinema na Mata – Curta a Palavra (realizado em Amaraji, Mata Sul de Pernambuco).

Foi coordenadora de produção do Festival Internacional Stop Motion e roteirizou os longas “Iberê Segundo Paulo” e “Fora de Rota”. No cinema, dirigiu o documentário “Assim Como o Ar Sempre Nos Levantaremos”, entre outras produções, e recebeu mais de 30 prêmios ao longo da trajetória. Este ano, Clara Angélica foi homenageada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com a inauguração da Livraria Clara Angélica, instalada na IV Flitin – Feira da Literatura Infantil. No campo da gestão cultural, integrou a equipe do Núcleo de TV e Rádios Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como do Ministério da Cultura (MinC-Nordeste). Foi coordenadora de Literatura da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Atualmente, ela mora no Assentamento Estivas do Movimento Sem Terra, em Amaraji, onde desenvolve  projetos de formação e itinerância nas linguagens do audiovisual e da literatura.

Juntamente com Clara Angélica, o jornalista e homem de TV Ivan Júnior também é homenageado em Triunfo

Já Ivan Júnior iniciou sua carreira na TV Pernambuco como primeiro estagiário da emissora, um período fértil da TVPE com grandes nomes do jornalismo e do cinema pernambucano. Após a conclusão do curso de jornalismo, ingressou na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, onde se especializou em Propaganda e Marketing. De volta ao Recife, se dedicou ao telejornalismo, foi repórter, editor chefe, apresentador e chefe de reportagem até chegar a direção de jornalismo. Atuou profissionalmente em emissoras como TV Jornal, TV Tribuna, TV Guararapes e na Rádio Jornal. Em 2020, Ivan Júnior foi convidado para compor a direção executiva da TV Pernambuco e iniciar a reestruturação da emissora pública. Hoje a TVPE produz conteúdo jornalístico, de entretenimento, cultural e educativo. 

Quanto ao Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Prefeitura de Triunfo. Conta com a parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABDPE/APECI) e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), apoio cultural da Associação Comercial do Município de Triunfo (ACMT) e apoio institucional do Sesc Pernambuco e TV Pernambuco. Nesta edição, foram recebidas 193 inscrições de filmes de doze estados brasileiros. Foram selecionados 38 filmes para as mostras competitivas nas categorias Longa-metragem nacional (5), Curta-metragem nacional (13), Curta-metragem Pernambucano (11), Curta-metragem dos Sertões (5) e Curta-metragem infanto-juvenil (4).

Abaixo, você confere outras informações sobre cinema em Pernambuco.

Leia também
Theatro Cinema Guarany completa cem anos e volta a funcionar
Sesc: Cinema made em PE percorre Pernambuco
Sesc: Sessões virtuais no Cine Coliseu
Filmes made em PE para se ver em casa
Caruaru: Filme “A botija,o beato e a besta fera” passa por 46 festivais e colhe 25 premiações
“Como pipoca no óleo quente”
Sertanejos ganham projeto Curta na Comunidade
Em meio a tanto forró, a mostra junina de cinema caruaruense
Filme “A botija, o beato e a besta fera”, de Túlio Beat, conquista novos prêmios
Cia Bacurau Cultural: A botija, o beato e a besta-feira ganha novo prêmio
Bacurau Cultural vai a campo
Éryka Vasconcelos coleciona prêmios com filme sobre esquizofrenia
Filme sobre esquizofrenia ganha prêmios
Luciano Torres ganha prêmio internacional: botija, beato e besta fera
Cinema: Túlio Beat, da Bacurau Cultural leva Botija à Itália e à Inglaterra
Sessão Nostalgia: Saudade dos cinemas de rua é revivida em Fernando de Noronha 
Incluído entre os cem melhores filmes  brasileiros,Tatuagem ganha livro
Cotidiano de Água Fria, no Recife, vai a dois festivais de cinema
Cineclube ao ar livre em Apipucos
Farmácia viva e audiovisual: produção coletiva em Apipucos
Cineclubes: a conexão Brasil – Alemanha
Apipucos tem Movimenta Cineclubes: mudanças climáticas em discussão
Bairros ganham Movimenta Cineclube
A Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Cinema vai à escola e praça em Tabira
Cinema, rio e bicicleta em discussão
Esplendor e o cinema para cegos
A história do menino que processa os pais por o terem colocado no mundo
Muito bom “Uma casa à beira mar”
Filmes made in PE para ver em casa
Olha! Recife e Mamam : lendas urbanas
Filme “Recife Assombrado” chega ao Canal Brasil
Cine Olinda vai ser restaurado. E o resto?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Felipe Souto Maior e Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.