Governadora Raquel Lyra anuncia moradia social em antigo prédio do INSS

Compartilhe nas redes sociais…

A cada dia, fica mais evidente a tentativa da Governadora Raquel Lyra (PSDB) de marcar espaço em demandas do centro do Recife, área da cidade ofuscada pela decadência e pelo esvaziamento, para a qual o Prefeito João Campos (PSB) ainda não conseguiu dar jeito. Nem mesmo revitalizá-la. Semana passada, a Governadora anunciou três intervenções no pedaço do Recife que vem a ser o ponto frágil da atual gestão e para o qual que não conseguiu, sequer, colocar em prática os planos de habitação para os bairros como Boa Vista, Santo Antônio, São José. Juntos, os três possuem milhares de imóveis vazios.

Campos é candidato à reeleição, enquanto a governadora tenta angariar votos para o seu candidato à sucessão municipal, Daniel Coelho (PSD). Na semana passada, de uma só tocada, Raquel anunciou a data de reinauguração do Cinema São Luiz, a reforma da antiga sede do Diário de Pernambuco e a restauração da Matriz de Santo Antônio, uma das relíquias religiosas do centro da cidade. Nessa segunda, ela informou que o governo de Pernambuco vai transformar um prédio desocupado, no qual funcionou o INSS, em habitacional para 120 famílias. Transformar em moradias os prédios da área central da cidade é uma das promessas do Prefeito João Campos, ainda não concretizadas.

E o prédio JK, que também está desocupado no centro e serviu de sede para o INSS, quando será alvo de retrofit?

Mas hoje foi formalizada a doação do Edifício Segadas Viana ao governo estadual, em cerimônia que contou com a presença do Ministro da Previdência, Carlos Lupi. O Edifício fica na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, na Capital Pernambucana. E pertence ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS). O antigo prédio de repartição será transformado em habitacional de interesse social por meio do programa Morar Bem PE. A doação foi oficializada pela governadora Raquel Lyra e pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi durante cerimônia realizada nesta manhã, no Palácio do Campo das Princesas.

“Iremos destinar o Edifício Segadas Viana para moradia popular e contribuir com a requalificação do Centro do Recife. No momento, 120 famílias vivem no imóvel, e iremos transformá-lo para que elas possam ter condição digna de moradia. Há meses, estamos em diálogo com o Governo Federal e os movimentos sociais para poder apresentar o projeto e captar recursos para realizar a obra de retrofit”, disse Raquel. A revitalização destinada à moradia popular faz parte de uma das frentes de atuação do programa Morar Bem PE e será viabilizada através do Minha Casa Minha Vida. As duas instituições têm o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) como entidade financiadora. Por meio de um chamamento público, o Estado irá apresentar o projeto de retrofit por uma entidade de luta por moradia.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que a recuperação do edifício é uma antiga demanda. “Diante da sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que sabe que lá existem pessoas morando, o Estado irá recuperar o prédio em parceria com o Governo Federal para que se torne digno de moradia. Esse prédio é uma luta antiga dos movimentos sociais, e nós vamos estar pessoalmente empenhados. Quero agradecer à governadora pela oportunidade de fazer essa união”, afirmou ele. Desde o lançamento do Programa de Democratização de Imóveis da União – Imóvel da Gente, do Governo Federal, em fevereiro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh) vem pleiteando edifícios ocupados por movimentos sociais à União para projetos de retrofit destinados à moradia popular. Vamos ver, agora, quem é que consegue revitalizar o Edifício o JK, que também era ocupado pelo INSS, e que está não só vazio como caindo aos pedaços. Retrofit também nele!

Leia também
Raquel anuncia, de uma só tacada, três intervenções no centro
Restaurada em 2018, Matriz de Santo Antônio vai fechar de novo para recuperação
Restaurada em 2018, Matriz de Santo Antônio vai fechar de novo para recuperação
Assinado decreto de desapropriação do Cinema Art Palácio e Trianon no centro
Art Plácio e Trianon de “Retratos Fantasmas” ganham novas funções
Grupo Amantes do Recife pede restauração e um bom destino para sede do Diário de Pernambuco
Grupos programam protesto contra o abandono da antiga sede do Diário de Pernambuco
Antigo prédio do Diário de Pernambuco cada dia mais detonado e torre pode tombar
Fundarpe ainda não sabe o que vai  fazer com o prédio histórico em ruínas do Diário de Pernambuco
Cinema São Luiz,patrimônio de Pernambuco, deve ser reaberto no segundo semestre
Governo estadual lança edital para restauração do Cinema São Luiz patrimônio de PE
De volta ao “Quem me quer”. Sabe o que é?
Kleber Mendonça: “Cinema São Luiz completou 70 anos de portas fechadas”
Retratos Fantasmas  tem nove sessões  até novembro a preços populares. No Parque
Retratos fantasmas começa a ser exibido no Recife.
“Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça, mostra o centro do Recife sem os seus cinemas
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça em defesa do Cinema São Luiz
Dia de “arruar” pelas  ruas do Recife em  busca de velhos cinemas do Recife
Atenção, Recentro: Esse trecho da Aurora precisa de socorro
Sessão Recife Nostalgia: Cinema São Luiz, vitrais e festa como nos velhos tempos
Sessão Recife Nostalgia: Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cinema São Luiz
Outras Palavras no Cinema São Luiz
Olha! Recife: Velhos cinemas e história
Festival Janela do Cinema no São Luiz
Escândalo da Mandioca no São Luiz
Meninos, balé e bullying no São Luiz
Escândalo da Mandioca no São Luiz
Decadência na Praça da Independência

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Letícia Lins / #OxeRecife

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.