O #OxeRecife deseja a seguidores e leitores um 2021 melhor do que 2020, o ano marcado pela pandemia, pelo isolamento social, pelo lockdown. Foi um ano sem abraços nos amigos, com poucos encontros, sem direito ao escuro do cinema, muitas perdas e sem ninguém saber como seria o dia de amanhã. O ano que não teve festa de São João, nem de Natal nem de Réveillon. E 2021, que ainda nem começou, já obrigou muita gente a jogar a fantasia no fundo do baú.Não terá carnaval, nem desfile de O Galo da Madrugada, nem orquestras de frevo, nem blocos, nem troças, nem maracatus no meio das ruas. Tudo para evitar que o coronavírus se dissemine ainda mais.
Os números da pandemia ainda preocupam, e muito, em Pernambuco. Nessa quinta-feira, último dia do ano, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1882 novos casos da Covid-19. Pelo menos, a grande maioria é de casos leves, 1832 (98,5 por cento). Os demais foram da chamada Síndrome da Respiratória Aguda Grave (Srag), quando há necessidade de respiração. Pernambuco tem agora 222.166 casos da Covid-19. Também foram confirmados 22 óbitos, elevando-se para 9.654 as pessoas que perderam a vida para a pandemia. O #OxeRecife torce para que em 2021, a população tenha direito a vacina, que a economia volte a se aquecer, que as pessoas possam, enfim, ter uma vida mais tranquila, dentro do novo normal e que o novo normal seja logo substituído pelo normal que todo mundo almeja. Fora disso, é muito abraço virtual para todo mundo, muitos dias felizes e muitos desejos realizados.
Essa árvore de Natal curiosa, aí da foto, me foi enviada via WhatsApp pelo amigo José Gomes, que também deve ter recebido esse cartão virtual pela rede social. Ela resume uma dezena de bons sentimentos, que se costuma alimentar dentro da gente: fé, paz, amor, saúde, amizade, família, gratidão, feliz natal, próspero Ano Novo. Mas há outros dois desejos expressos na árvore: Vacina (contra o coronavírus, que todo mundo quer… e precisa) e Fora Bolsonaro, o maior negacionista que o Brasil já conheceu em meio a uma pandemia, por ele chamada de “gripezinha” e que dá um péssimo exemplo, ao dizer que não pretende se vacinar contra o coronavírus para não virar um “jacaré”. Meu Deus… em que país estamos…
Leia também:
O pior cartão de Natal de minha vida
Cartão de Boas Festas vira relíquia
Postal virou peça de museu
A volta das cartas e dos postais
Feliz 2021 para os animais
Governadores repudiam negacionismo de Bozó
Cientistas contestam Bolsonaro
Voltar à normalidade como? Gripezinha, resfriadinho ou genocídio?
Corona: Vaidade,mesquinharia e doação
Casos de Covid batem recorde em PE
Pandemia: Sem fogos de artifício, virada do ano terá show de laser
Baile do Menino Deus: “Não houve nenhum caso de contágio”
Com a pandemia, Baile do Menino Deus vira cinema
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Proibidas festas de Natal e reveillon
Pastoris virtuais começam no sábado
Proibidas festas de Natal e réveillon
Pilar: Projeto Ação prepara festa natalina
Dê presentes sociais nesse Natal
Lar do Nenen precisa de ajuda
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Decoração natalina perdeu para outras capitais do Nordeste
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Redes sociais