Farmácias “capricham” nas calçadas

Compartilhe nas redes sociais…

Não sei se no resto do Brasil ocorre isso. Mas aqui no Recife, as pessoas se surpreendem com o excesso de farmácias. Há alguns casos, como na Avenida Rosa e Silva, onde a gente se defronta com até três, vizinhas, uma junto da outra. Algumas derrubaram velhos casarões, como o  funcionou a Padaria Capela, para se instalarem, como ocorre no bairro dos Aflitos. Mas dia desses, conversando com minha amiga e leitora, Gisela Abad, ela me chamou a atenção para a qualidade das calçadas de algumas dessas lojas.

“Surpreendentemente boas”, foi o que ela disse, enquanto tomávamos um café em um sábado à tarde, lá no Meio do Mundo, na Torre. Ela estava espantada porque aqui no Recife o que a gente vê, sempre, é o contrário.  Calçadas esburacadas, com o concreto quebrado, com pedras portuguesas soltas. Um horror. Eu mesma já imobilizei meu pé quatro vezes, por conta de calçadas assassinas. A última vez foi em janeiro, quando fraturei a fíbula. Somente. Então fui conferir. Não é que é mesmo? Gisela tem razão. Calçadas como a das farmácias Extrafarma e Drogasil são um sucesso. Outras casas comerciais, bares, restaurantes e até clínicas deviam seguir o seu exemplo

Na farmácia que fica na esquina da Estrada do Encanamento com a Av Dezessete de Agosto, uma armadilha perigosa.

Quando engessei meu pé, em janeiro, e precisei sair da clínica sem botar o pé no chão, a cadeira de rodas não andava, por conta do chão irregular da calçada.  Hoje passei no local e vi que está tudo do mesmo jeito.  Caminhei pela Zona Norte do Recife, entre Parnamirim e Casa Amarela e observei que minha amiga está certa. Pelo menos duas redes de farmácias estão implantando e conservando calçadas com cuidado. A foto que abre o post é da Extrafarma, excelente calçada. Espaçosa, com canteiros com folga para as raízes das árvores, gramadinho, estacionamento organizado, e nenhum buraco por onde a gente passa.

Essa loja da Extrafarma fica em frente ao Shopping Trindade, na esquina com a Rua da Harmonia. Ando mais um pouco e encontro outra, também, em excelentes condições, na esquina da Estrada das Ubaias com a Estrada do Encanamento. Arrumadinha de dar gosto. Caminho agora no sentido subúrbio-cidade, e me deparo com mais uma calçada em boas condições, dessa vez da Drogasil. Está sinalizada, com o concreto sem depressões nem falha, sem risco de tombo. Ops… sem risco, não. Vejam só o tamanho do buraco com o qual me defrontei, e por pouco não quebrei o pé mais uma vez. O buraco fica na calçada da Drogasil, na esquina da Estrada do Encanamento com a Avenida Dezessete de Agosto. Um amigo meu disse, em tom de brincadeira, que o buraco é de propósito. “A pessoa cai, e entra logo na farmácia para comprar gelol”. O morador do Recife é assim, quebra o pé mas não perde o humor. Ainda bem.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.