A ExpoTear entra em sua décima edição no próximo domingo (16/2), com uma dupla perspectiva: a da sustentabilidade e o clima de festa, proporcionado pela proximidade do carnaval. De um lado, a valorização de produtos feitos com as mãos, a customização e a reciclagem de materiais, emprestando-se um novo sentido a objetos que seriam ou foram descartados. E que, reaproveitando-os, estaremos todos ajudando a reduzir o impacto que provocariam na natureza.
De outro lado, as peças em exposição – bolsas, acessórios, fantasias, turbantes – estão todas com o clima exigido pelo carnaval, alegre e colorido. Além disso, a X ExpoTear promete levar às ruas o recém criado bloco lírico “Sair do lugar para não enferrujar”, que vai circular pelo Poço da Panela, em um curto percurso até o Parque Jardim do Poço. Recolhido o bloco, haverá um show na sede do Ponto de Cultura Nordestina, que fica naquele bairro e onde acontece a X ExpoTear.

O evento de economia criativa reúne artesanato, confecções, acessórios, artes plásticas, gastronomia e música . E ocorre entre 11h e 20h do domingo na Cultura Nordestina, que fica na Rua Luiz Guimarães, 555, no Poço da Panela. Por volta das 15h, começa a concentração do bloco lírico “Sair do lugar pra não enferrujar”, que vai desfilar pelo parque Jardim do Poço, acompanhado da orquestra Bela Flor.
A composição do frevo do bloco é de ninguém menos que Getúlio Cavalcanti, um ícone do carnaval pernambucano, quando o assunto é frevo de bloco. A partir das 17h, Cassius Cavalcanti animará a prévia carnavalesca do Ponto de Cultura Nordestina, que fará uma homenagem à idealizadora do bloco, Colly Holanda, 83 anos de vida saudável, alegria, bom astral.

Entre os expositores, encontram-se: @desalinho_estampariartesanal, @bausdabisa, @dilmaaartesa, @culinart.pe, @herci_confeccoes, @maisamonteiroacessorios, @xandaciriaco, @colabtear. Quem quiser forrar o estômago, vai encontrar variedade de comidinhas inclusive doces, como o da foto, para repor as energias depois de fazer o passo. Além de produtos para uso – confecções, acessórios, bijuterias – a #ExpoTear também oferta guloseimas, como esse cachorro quente de forno cuja foto, à primeira vista, dá a impressão de ser uma torta.
O acesso é gratuito, mas os produtos ficam em exposição para venda. Porém quem quiser assistir ao show musical, terá que desembolsar ingresso ou mesa. O local da apresentação é separado da área onde ficam os expositores. Se a pessoa entra só para ver ou comprar os produtos, o acesso é grátis. Jó o show com Cassius Cavalcanti é em área reservada, com ingresso à parte. Abaixo, mais informações sobre @ExpoTear e o Ponto de Cultura Nordestina.
Leia também
Exconomia criativa: Presentes para o Dia dos Namorados na Expotear
No Poço, Cultura Nordestina realiza mais uma ExpoTear: mulheres sábias
Poço da Panela: quarta edição da ExpoTear movimenta livraria Cultura Nordestina
ExpoTear entra na terceira edição
ExpoTear entra em sua terceira edição
ExpoTear tem segunda edição
Poço da Panela tem ExpoTear, primeira ação do versátil Território das Artes
“Assim eu vi”: livro de fotografias de Rivaldo Mafra, 89, é lançado na Cultura Nordestina
Cultura Nordestina para dar e vender
A Índia na Cultura Nordestina
Serviço:
X ExpoTear – edição de Carnaval
Data: 16/2 (domingo)
Horário: 11 às 20h
15h – Concentração para a saída do bloco
Local: Ponto de Cultura Nordestina
Endereço: Rua Luiz Guimarães, 555, Poço
Evento gratuito
17h – Prévia carnavalesca e homenagem ao bloco “Sair do lugar pra não enferrujar”, e à sua idealizadora, Colly Holanda
Músico: Cassius Cavalcanti
Mesas – R$ 200,00
Ingressos – R$ 60,00
Informações: 81 981137126
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Linda iniciativa, que essa prática se espalhe e se multiplique. O planeta agradece.