Ex-mulher de Pedro Eurico faz acusações a Maria Eduarda

A confusão envolvendo o ex-Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico de Barros (de pé, na foto), ganhou novos contornos nesse domingo. Depois de ter sido acusado de violência doméstica por sua segunda mulher, Maria Eduarda Marques de Carvalho, em meio a grande estardalhaço, hoje foi a vez da primeira esposa de Pedro Eurico divulgar nota em que denuncia comportamento pouco convencional e aparentemente doentio de Eduarda

Maria Helena Barros e Silva, com quem o ex-secretário foi casado por quase 30 anos, decidiu “responder a questionamentos de alguns veículos de comunicação”, segundo nota enviada pelo escritório de advocacia que assumiu a defesa do acusado. No sábado, o escritório reclamou da pressa com a qual o inquérito policial contra o ex-Secretário foi concluído. É que a polícia civil de Pernambuco anunciou a conclusão logo após as denúncias de Maria Eduarda, em entrevistas à TV Globo.

O inquérito já se encontra no Ministério Público de Pernambuco, com indiciamento de Pedro Eurico em vários crimes, inclusive o de estupro e ameças à integridade física e psicológica da suposta vítima. Caberá à Justiça aceitar ou não as denúncias contra ele.  Pedro Eurico também é acusado de não ter cumprido medida protetiva solicitada por Eduarda, que é prevista na Lei Maria da Penha. “Ele batia, dava muito mesmo, dava chutes, a vida inteira ele sempre me bateu”, disse Maria Eduarda, em entrevista na televisão, denúncias que deve repetir hoje, segundo anunciam as chamadas programa Fantástico, na mesma TV Globo.

A nota divulgada por Helena descredencia as acusações de Maria Eduarda e apoia o ex-companheiro. “Vivi com Pedro Eurico durante 27 anos e já afirmei para ele que prestarei depoimento em justiça no momento que ele precisar”, afirma.  Logo em seguida, avisa que ao contrário do que fez Maria Eduarda, não dará entrevistas sobre o caso. “Falar para a imprensa, eu lamento, não o farei”, diz Helena, porém mostrando comportamento  aparentemente doentio e perturbador da suposta vítima.

“Essa senhora, durante muitos anos fez ameaças e terrorismo com meus filhos e minha sogra, já falecida, criando tensões intensas no meu meio familiar”. E conclui: “Não compactuo com a dimensão leviana que as palavras vêm tomando em nossos tempos e me recuso a lançar holofotes na Sociedade do Espetáculo, como diz Debord. É o que tenho a dizer”. O Debord ao que ela se refere é Guy Debord (1931-1994), autor marxista francês, que – entre outros livros – escreveu A Sociedade do espetáculo. Pedro Eurico era Secretário do Governador Paulo Câmara, mas pediu demissão com a eclosão das denúncias de Eduarda.

Leia também:
Caso Pedro Eurico: Em uma mulher não se bate nem com uma flor
Pelo fim da violência contra a mulher
Mulheres contra a violência
Relacionamentos abusivos em espetáculo de dança
O outro lado da pandemia: Cresce violência doméstica em PE
Gretchen: Mulher faz o que quiser
Estranhas e entranhas marcas: Dança fêmea e cicatrizes
Gravidez precoce responde por 21 por cento dos partidos em Pernambuco
Crise na Saúde: #SomostodosCisam
Aborto em meninas de dez anos na Cisam gera guerra em Pernambuco
Perdoa-me por me traíres
Leia de graça A Emparedada da Rua Nova
Caruaru e Olinda: reeducandos trabalham na cultura
Os primeiros detentos com curso superior concluído na prisão
Presos que estudam e trabalham são quantos em PE?
Curso superior para educandos
Reeducandos do sistema prisional atuam nos morros de Olinda
Cemitérios cuidados por reducandos do sistema penitenciário
Olinda: Via Sacra e ajuda de detentos
Finalmente cursos para presos
Fenearte também é ressocialização
Presos fabricam móveis em Pernambuco
Seres recolhe armas, mas não explica como elas entraram nas prisões de Pernambuco
Cuidado, armas à vista. Perigo!
“Falsa impressão de que arma é solução”
Insegurança, jaulas e polícia
Violência cresce. E impunidade?
Cadê o policiamento das praças?
Armas no presídio ? Como explicar?
Laboratório da paz transforma morros

Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.