É hojeeeeeeeeeeeeeee. Tchau 2021!

Compartilhe nas redes sociais…

É hojeeeeeeeeeeeeeeeeeee… O Recife vira o ano sem shows na areia da Orla para evitar aglomerações, devido à pandemia. Mas o que não vai faltar é show no céu. Show de luzes.  Os maiores shows pirotécnicos serão na orla de Boa Viagem e Pina, Zona Sul do Recife, onde os fogos iluminarão o horizonte por 17 minutos.

As barcas com os fogos já estão posicionadas a 500 metros de distância da faixa de areia. As maiores eclosões de luzes contemplarão três áreas normalmente bem movimentadas da praia: Pina, Segundo Jardim e Edifício Acaiaca. A festa de cores ficará a cargo do espetáculo com nome sugestivo: “Esperança”. Nada mais adequado nesses tempos de tanto negacionismo,  tantos retrocessos no Brasil  e  catástrofes geradas pela crise ambiental. Só na orla, os artefatos do “Esperança” a serem queimados somam doze toneladas. Eles serão acionados remotamente.

Balsas com fogos de artifício já estão posicionadas para o show de luzes em quatro locais da orla.

A festa contará com fogos com bombas de oito polegadas, que terão alcance de até 180 metros de altura e 60 metros de raio de abertura. Durante a queima dos artefatos em Boa Viagem e no Pina, a população também contará com carros de som, que vão veicular uma trilha sonora especial. Os veículos ficarão estacionados em frente aos três polos. As músicas e os fogos de artifício serão executados simultaneamente, embalando a noite de réveillon com muita música e brilho. O show não terá estampidos.

Ainda na Orla do Recife, o Parque Dona Lindu será mais um palco para a celebração. Neste ponto o show de luzes será menor. Terá cinco minutos de duração e ainda vai contar com mensagens a partir do uso de lasers. Também haverá queima de fogos em pontos descentralizados: Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição. Nestes bairros, serão três minutos de festa no céu para receber o novo ano. Já no coração da cidade, na Rua da Aurora, também haverá queima de fogos com três minutos de duração e projeções nas águas do Rio Capibaribe,  utilizando lasers trazendo frases de boas vindas ao ano novo.

Só uma perguntinha: Por que a população classe A de Boa Viagem tem direito a 17 minutos de shows pirotécnicos enquanto os outros bairros, mais populares, terão exibição  quase seis  vezes menor? “A ideia de termos os shows pirotécnicos descentralizados é oferecer a toda a população a possibilidade de curtir esse momento em casa, que é tão especial e importante, ao lado da família, dentro de casa, sem gerar aglomerações”, afirma a Secretária de Turismo, Cacau de Paula. E se não tivesse pandemia, então, os polos descentralizados não existiriam? O show seria só na Zona Sul? Sei não…

Bom. Em todo caso estejam atentos, para não perder a festa no céu.

E o #OxeRecife deseja para os leitores e seguidores um 2022 bem melhor do que 2021, com um Recife mais bonito, mais verde, mais saneado, mais limpo, mais educado, mais saudável. Um Recife com mobilidade, com mais emprego e renda para a população. Um Recife mais humano, menos excludente e mais inclusivo. Um Recife onde sua história, cultura e arquitetura sejam preservados. Para o Brasil, desejamos um país mais justo, com inflação menor, com retração da pobreza, sem tanta miséria nem tanta fome. Um país  sem negacionismo, sem desmantelo de conquistas democráticas, com proteção aos seus recursos naturais. Um país governado por um estadista e não por um capitão desalmado, que tripudia sobre a miséria alheia e persegue servidores públicos que fazem a coisa certa. Estão aí exemplos na Polícia Federal, no Ibama, na Anvisa.

Afinal, vamos perguntar de novo: Que país é este?

Leia também
Réveillon terá show pirotécnico sem barulho e sem aglomeração na orla
Réveillon sem shows no Recife e Olinda sem o Homem da Meia Noite
O primeiro réveillon sem praia suja
A “família” de Francisca está pronta para o Réveillon
Proibidas festas no Natal e no Réveillon
Réveillon com 15 toneladas de fogos
Ecos do Réveillon em Boa Viagem
Depois da praia é festaaaaaaa
Ganhe um réveillon de graça com orquestra e tudo
As flores da virada do ano
Feliz 2019 com consciência ambiental
O Recife que queremos em 2019
Foi preciso uma pandemia para controlar a poluição sonora

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Inaldo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.