Domingo musical na Academia Pernambucana de Letras com a Orquestra dos Médicos do Recife

Compartilhe nas redes sociais…

                                                                                                                             
Belíssimo, o prédio onde funciona a Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, abre os portões nesse domingo (18/9) para todos aqueles que curtem música de boa qualidade. É que a  Orquestra dos Médicos do Recife apresenta-se juntamente com a Elyanna Caldas, a partir das 17h. O evento é gratuito e aberto ao público e faz parte da programação do projeto “Música na APL”, que é coordenado pela própria pianista.

A orquestra é constituída exclusivamente por médicos de várias especialidades. E promete repertório diversificado que vai de Edith Piaf a Roberto Carlos, incluindo sucessos de Tom Jobim e Vittorio Monti. A pianista ocupa a cadeira número 14 da Academia Pernambucana de Letras, e fará uma participação especial. “Receber a Orquestra de Médicos é enaltecer as emoções que ligam a medicina à música”, diz Elyanna. Além da acadêmica, apenas uma outra pessoa não é médica no grupo que se apresenta domingo: o músico profissional Cláudio Almeida, que participa do concerto como convidado.

Orquestra dos Médicos do Recife apresenta-se na sede da APL, nas Graças, nesse domingo (18/9)

A Orquestra surgiu há 26 anos, como uma proposta terapêutica e de humanização da medicina, bem como da vontade que alguns médicos e amigos tinham de se encontrar e tocar juntos. A Orquestra dos Médicos do Recife integra o programa “A arte na medicina às vezes cura, de vez em aquando alivia, mas sempre consola”, da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (UPE). E é formada por Fernando Azevedo (voz/pediatra), Paulo Barreto (bateria e percussão/ clínico geral e pneumologista), Carlos Reinaldo Marques (contrabaixo/ ultrassonografista e obstetra), José Maria Pimentel (trompete/ cardiologista), Edmundo França e Reginaldo Siqueira (saxofone / oftalmologistas) e Valdésio Valença (teclado/ clínico geral).

Desde 1996, os componentes da orquestra esquecem por algumas horas consultas e cirurgias, pegam os instrumentos e tocam por uma boa causa. Eles levam música a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde de todas as alas de hospitais públicos e privados da Região Metropolitana do Recife, percorrendo desde enfermarias e ambulatórios até UTI´s. “Em nossas apresentações podemos constatar a leveza que toma conta do ambiente quando a música invade o espaço. Tanto na medicina como na vida diária encontramos todos os tipos de emoções. Estas emoções também se encontram na música”, revela o clínico geral e pneumologista Paulo Barreto, que comanda a bateria e percussão. Para o presidente da APL, o acadêmico Lourival Holanda, a música sempre teve uma função agregadora ao longo da civilização. “O trabalho do grupo tem objetivos que se fundem, permitindo enriquecimento musical e cultural. É um privilégio para a Casa receber os médicos-músicos”, comemora Holanda.

Abaixo, você confere mais informações sobre a APL, Orquestra dos Médicos e outras ações ligadas à música

Leia também
Médicos trocam estetoscópios e bisturis por instrumentos musicais
Orquestra de Médicos na Fazendinha
Médicos: Clássicos da MPB nas Graças
“Recordando os velhos carnavais”
Academia Pernambucana de Letras volta a movimentar Domingos Musicais
O lado musical da Revolução de 1817 na Academia Pernambucana de Letras
Academia Pernambucana de Letras comemora os 160 anos do Instituto Arqueológico
Academia retoma programação musical
Academia reabre para o público e tem nova diretoria
José Paulo Cavalcanti é imortal da ABL
Criançada tem diversão em feira na Academia Pernambucana de Letras
O lado musical da Revolução de 1817 na Academia Pernambucana de Letras
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
Arte e design nos jardins da Academia
Cícero Belmar a caminho da Academia
Carlos Pena dos “desejos presos” na APL
Na trilha dos barões e imortais
Cícero Belmar agora é imortal
Belmar e os livros que rendem  filmes
HQ na Academia Pernambucana de Letras
Cristovam: “O mundo é uma escola”, na APL
Academia reabre para o público e tem nova diretoria
Filme gratuito na APL
“O silêncio da noite é que tem sido testemunha de minhas amarguras”
Cícero Belmar e o livro dos personagens esquecidos
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
Arte e design nos jardins da Academia
Cícero Belmar a caminho da Academia
Carlos Pena dos “desejos presos” na APL
Na trilha dos barões e imortais
Cícero Belmar agora é imortal
Belmar e os livros que rendem  filmes
Rolling Stones lembrados no Espinheiro
Os inumeráveis estados do ser com Gonzaga Leal
Gonzaga Leal no #ZiriguidumEmCasa
Gonzaga Leal e Isadora Melo: Insones Intempestivos
A “onça” da Bossa Nova e o acordeão da força e da esperança
Carlos Alberto Asfora: entre a diplomacia, o canto e o violão
Dupla divina: Marisa Monte e Paulinho
Aglaia Costa: passeio de rabeca entre o popular e o erudito
Nando Cordel: forró e música espiritual
Imperdível: Viva Caymmi no Recife
“Frevo e forró são como feijão e arroz, não vivo sem os dois”
Duelo de rabecas no arraial
A epifania dos pífanos
Arthur Philipe trocou a carreira camerística pela música popular
Música portuguesa com certeza
Piano, treminhão e Beto Ortiz
Repertório Junino no Música no Palácio
“Palestina” do Recife: “Cadê nosso País”
Blue Jeans: Negro em cada Canto mostra presenla afro nas Américas
Pérolas para Tom Jobim
Alquimia, jazz, blues e bandolim
Música no Palácio: frevo, baião, choro
Música no Palácio: MPB, blues, baião
Dupla divina: Marisa Monte com Paulinho
Música no Palácio tem tributo a Net King Cole

Serviço:
Concerto da Orquestra dos Médicos do Recife
Quando: Domingo, dia 18/09
Onde: Academia Pernambucana de Letras (Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças.)
Horário: 17h
Evento gratuito.

Texto:Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.