Depois do Xaxado, Escola Nosso Espaço de Danças vai de frevo e passo no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Não trouxe o prêmio do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo. Mas é como se trouxesse. Afinal, foi a única de Pernambuco a participar daquele evento, em Santa Catarina.  E isso já é um grande reconhecimento para a Escola Nosso Espaço de Danças, sediada na praia do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. E ninguém desanimou. Tanto é assim que o grupo já se prepara para participar de outro evento, que acontece em setembro no Teatro Apolo, com espetáculo “Do Nascimento ao Passo”. Mas bem que essa turma poderia apresentar o espetáculo selecionado para aquele festival para o público do Recife, não acham?

Sabem por que motivo ir a Santa Catarina já valeu um prêmio? Porque a conquista da vaga  se deu com nota 9.1, a maior na categoria Danças Populares Brasileiras. Para  participar da competição, a Escola levou o Xaxado, ritmo nordestino atribuído ao cangaço, que dominava os Sertões do Nordeste no início do século passado. Era com o Xaxado que Lampião, Maria Bonita e seus cangaceiros se divertiam no meio da Caatinga. O Xaxado é hoje um símbolo de resistência e identidade do sertão pernambucano (em Serra Talhada, terra do cangaceiro, há um grupo – Os cabras de Lampião – que preserva a memória do xaxado nos palcos).

Em Santa Catarina, plateia foi o que não faltou. Pois o Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo em número de participantes e público, reunindo bailarinos de todas as regiões do país e do exterior. A presença do Nosso Espaço de Danças na programação reforçou a força e a diversidade cultural do estado, além de dar visibilidade a talentos locais que carregam consigo a tradição e a criatividade da dança popular brasileira. O que o público pernambucano espera, agora, é que o Xaxado do Janga seja apresentado em algum teatro do Recife.

Leia também
O Recife e o recifense saíram ganhando com o São João raiz: xaxado, forró, baião
Janeiro de Grandes espetáculoss: Xaxado,dança árabe, rock e armorial
Zenaide Barbosa, passista mais idosa em atividade no Brasil também comanda xaxado
Viagem ao Xaxado, ao forró e ao cangaço
Lampião, o cangaceiro que virou mito, ganha tributo em Serra Talhada
Lampiã, Maria Bonita, Antônio Conselheiro e Benjamim Abrahao redivivos no Sertão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos e vídeo: Divulgação

Continue lendo

Amantes de Glória, Pomba Lesa, Aurora dos Carnavais e Pitombeira no Recife

Artigo: “Carnaval de Pernambuco é uma festa inigualável”, por Lélia de Maria*

Após a animação de sexta, sábado e domingo, mais carnaval nessa semana

Um comentário

  1. O Xaxado do Janga fez bonito em Joinville. Aplausos para o grupo, que tão bem representou a dança popular tão característica do nosso sertão.
    E,claro,merecemos uma apresentação do grupo na nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.