Lampião, o cangaceiro que virou mito, ganha tributo em Serra Talhada

Compartilhe nas redes sociais…

Serra Talhada não é tão perto do Recife. Fica a 418 quilômetros da capital. Por esse motivo, o #OxeRecife antecipa a informação sobre o Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço, para que você tenha tempo de programar sua viagem. O evento acontece entre os dias 4 e 6 de julho, e comemora os 128 anos do nascimento de Lampião, o mais icônico, famoso  e até hoje polêmico cangaceiro do Nordeste (herói ou bandido?). O programação é grandiosa, pois contará com mais de 300 brincantes, entre grupos de xaxado (claro!), maracatu, coco, capoeira e dança de São Gonçalo.

O Tributo a Virgolino também celebra os 30 anos do Grupo Xaxado de Lampião e é organizado pela Fundação Cabras de Lampião e Agência de Criação e Produção.  O evento terá palestras,  feira de artesanato e comidas típicas, Feira de Livros do Cangaço e Cordel, além da exposição “Lampião por Ele Mesmo – Bilhetes de Lampião”.  Duas galerias, Cultura Lany’s e a Gallery Art, exporão obras de arte.  Entre as atrações musicais, destacam-se o mestre Assisão, Trio Nordestino e George Silva. As atividades acontecem no terreiro da Casa de Lampião, no Sítio Passagem das Pedras, zona rural do município.

Lampião e seus cabras aterrorizavam o Sertão: Líder do cangaço é visto não só como bandido, mas como herói

Grupos musicais, folclóricos, violeiros, repentistas, cantores, poetas e pesquisadores do cangaço estarão reunidos para celebrar a cultura popular, integrando música, teatro, dança, fotografia, literatura, artesanato e gastronomia, segundo Anildomá Wilians de Souza, pesquisador, escritor, produtor cultural e um dos estudiosos do cangaço. Ele afirma:

“Desde 1994, o Tributo a Virgolino celebra o nascimento e a morte de Lampião, nosso filho mais famoso. Junto a Maria Bonita, formou o casal que mudou a história do Sertão. Amados por uns, odiados por outros, eles seguem despertando paixões. Lampião é símbolo do Nordeste: herói para alguns, bandido para outros. Mas o certo é que nenhum brasileiro passa indiferente à sua história”.

A iniciativa conta com o incentivo do Programa de Fomento à Cultura de Pernambuco (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) – Governo do Estado de Pernambuco. E também da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Leia também
Lampião e Maria Bonita ganham as ruas em campanha preventiva
Você imagina o que Lampião e Maria Bonita fazem nessa feira?
Lampião e o cangaço fashion e social
Massacre de Angicos em palco ao ar livre
Duas costureiras e dois maridos: um cangaceiro e um gay
No Sertão, na trilha de Lampião 
Maria Bonita, companheira de Lampião é tema de livro
Lampião, Maria Bonita, Antônio Conselheiro e Benjamim Abrahão redivivos no Sertão
Cangaço: Guerreiros do Sol, violência e banditismo no Nordeste do Brasil é relançado
Viagem ao xaxado, ao forró e ao cangaço
Esgotado, livro “Estrelas de Couro: a estética do cangaço” é relançado
Lampião, bandido, herói ou história?
Pernalonga tem biografia a ser lançada na Bienal do Livro de Pernambuco: Sinfonia inacabada
Infecção pelo HIV aumenta na faixa de 15 a 29 anos em Pernambuco
Praça do Derby tem testagem gratuita de HIV
Abraço coletivo contra o preconceito
Abraço coletivo contra o preconceito
Covid-19: Apo

Serviço:
Evento: Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço
Local: Sítio Passagem das Pedras – Casa de Lampião, Serra Talhada (PE)
Data: 4, 5 e 6 de julho de 2025
Horário: A partir das 9h, com atividades durante todo o dia
Entrada: Gratuita
Mais informações: https://museudocangaco.com.br/2025/05/30/vai-ter-festa-no-terreiro-da-casa-de-lampiao-tributo-a-virgolino-a-celebracao-do-cangaco-30-anos-dos-cabras-de-lampiao-programacao-completa/ Instagram: @museudocangacost

Confira a programação:
DIA 4 DE JULHO DE 2025 (SEXTA-FEIRA)
9h – Abertura e apresentações de: Ponto de Cultura Mistura Pernambucana (Serra Talhada), Grupo Coco Pisada D’Pretos (Mirandiba), Ponto de Cultura Capoeira Muzenza (Serra Talhada), Intervenção teatral com João Diniz.
14h – Apresentações Culturais: Ponto de Cultura Arte em Movimento, Ponto de Cultura Gilvan Santos (Serra Talhada), Performance de hip hop com Daniel Gotham, Intervenção teatral com João Diniz
19h – Mostra de Filmes do Cangaço: O Desaforo do Afobado (Lampião, a Velha e o Sal), O Calcanhar de Lampião (O Tiro no Pé)
20h – Roda de Repente com Violeiros: Cícero de Sousa, Damião Enésio, Ivan Diniz, Antônio José

DIA 5 DE JULHO DE 2025 (SÁBADO)
9h – Atividades Culturais: Ponto de Cultura Zabelê, Ponto de Cultura Herdeiros do Xaxado, Ponto de Cultura Cangaceiros de Vila Bela, Intervenção teatral com João Diniz, Vivência de xaxado com Mestres do Xaxado
14h – Conversa: “Confrontos entre as Famílias Pereira e Carvalho no Sertão do Pajeú”’ – (Acampamento dos Cangaceiros) com: Vera Ferreira (jornalista, pesquisadora e neta de Lampião e Maria Bonita); Valdir Nogueira (historiador, pesquisador e escritor); Anildomá Willans de Souza (pesquisador e escritor)
14h – Apresentações de Dança: Companhia de Danças Filhos do Sol (Iguaracy), Grupo de Danças Auricuri (Ouricuri), Grupo Soul Dance, com a Festança de Mateus e Catarina  (Salgueiro)
20h – Baile do Xaxado: Os Pajeuzeiros, George Silva, Trio Nordestino

DIA 6 DE JULHO DE 2025 (DOMINGO)
9h – Celebração do Cangaço: Pastor Júnior, Pai Joaquim, Pajé Luiz Pankará.
Participações especiais: Os Matutos do Forró, Banda Cabaçal do Mestre André Santana, Toré da Jurema Encantada (Comunidade Quilombola dos Índios Pretos), Dança de São Gonçalo de Varzinha, Bacamarteiros do Vale do Pajeú, Pontão de Cultura Cabras de Lampião. E ainda: Gilvan Santos, Zabelê, Herdeiros do Xaxado, Cangaceiros de Vila Bela, rte em Movimento, Recital com Clênio Sandes
14h – Show com o Mestre Assisão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Niel Melo/ Divulgação e Acervo #OxeRecife

One comment

  1. Nossa cultura precisa ser divulgada sim senhor , parabéns fundação cabras de Lampião pelo belíssimo trabalho de divulgação da nossa querida cultura nordestina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.