Depois de omissão desastrosa na gestão anterior, Prefeitura lança Programa “Tá Aprumado Praças”

Compartilhe nas redes sociais…

Totalmente abandonadas na gestão municipal anterior, sob comando de Geraldo Júlio (PSB), as praças do Recife finalmente vão tomar aquilo que, na gíria,chamaríamos um “banho de loja”. É o que garante o Prefeito João Campos (PSB), que nessa quinta-feira anunciou investimento de R$ 60 milhões na revitalização de 120 espaços de lazer, entre praças e jardins. Entre os locais beneficiados, encontram-se quinze praças que foram desenhadas e projetadas por Roberto Burle Marx (1909-1994) na década de 1930, quando depois famoso paisagista residiu em Pernambuco.

Realmente, todas as quinze estão precisando de revitalização.  E, em algumas delas,o trabalho já começou, como na Praça de Casa Forte. As demais, com a assinatura de Burle Marx que passarão por reformas até 2024 são: Praças do Derby (Derby); Entroncamento (nas Graças); Arthur Oscar (,conhecida como Praça do Arsenal, no Recife Antigo). A ação continua na Praça Chora Menino (Paissandu), Praça Maciel Pinheiro (Boa Vista); Praça Dezessete (Santo Antônio); Largo das Cinco Pontas (São José); Largo da Paz (Afogados); Praça Salgado Filho (Imbiribeira); e no Jardim da Capela da Jaqueira (Jaqueira).

Revitalizar só as praças não é tudo. É preciso segurança e câmeras de monitoramento para evitar ação de vândalos.

São praças belíssimas, porém estão muito detonadas exatamente pela falta de cuidado, mesmo tendo sido  transformadas em jardins históricos. Destas, pelo menos seis são tombadas, inclusive a de Casa Forte e a Ministro Salgado Filho. Não só os jardins históricos, mas em geral as praças do Recife começaram a entrar em decadência na gestão passada, que parecia não dar a mínima para os nossos espaços verdes, alguns dos quais ficaram transformados em areais. No Centro, embora lindas, duas praças são muito problemáticas: as históricas Maciel Pinheiro e a  Dezessete, pois ambas estão degradadas e atualmente ocupadas por moradores em situação de rua. A primeira é até chamada de “cracolândia” pelos moradores da Boa Vista. Já a do Largo da Paz (em Afogados) parece ter sido atingida por um bombardeio, pois está caindo aos pedaços. O #OxeRecife, que defende o patrimônio verde da cidade, elogia a iniciativa de recuperar nossas praças, algumas das quais estão em  petição de miséria.

As ações foram anunciadas nessa quinta-feira pelo Prefeito João Campos (PSB) em entrevista e em suas redes sociais. O programa de intervenções chama-se “Tá Aprumado Praças” e “representa um novo padrão para os espaços públicos do Recife”, informa a Prefeitura, que vai  incorporar “a participação popular através do aplicativo de mensagens WhatsApp, com o objetivo de fazer o recifense viver a sua cidade”. Vamos ver se isso ocorre, na prática, porque se o programa já foi anunciado, fica pouco claro como vai ser a participação popular. Mas a Prefeitura informa que, “com uso do aplicativo WhatsApp, cada recifense terá a oportunidade de escolher quais praças serão revitalizadas em suas comunidades e até mesmo sugerir os equipamentos que serão implantados”.

Vai longe o período em que a Praça Maciel Pinheiro viveu seus tempos de glória. Está degradada como o centro da cidade

Explica a Prefeitura: “A participação ativa da população no programa Tá Aprumado Praças se dará de três formas. O cidadão poderá responder uma enquete sobre qual praça deve ser priorizada,  entrando no link https://taaprumadopracas.recife.pe.gov.br/votacao-da-selecao-de-pracas/; optar sobre qual é a vocação da praça, por exemplo se ela deve ser priorizada como área verde, de esportes, espaço para academias de saúde ou atividades infantis, no link https://taaprumadopracas.recife.pe.gov.br/vote; para as empresas, adotar uma praça obtendo selo de distinção de acordo com a contribuição concedida (https://taaprumadopracas.recife.pe.gov.br/adote-uma-praca/). Para participar, é preciso se cadastrar no Conecta Recife, clicar no ícone “Tá Aprumado Praças” e receber uma mensagem pelo Whatsapp para confirmar sua identidade”.

Leia também
Parques e praças serão os locais mais frequentados na pós pandemia
Praça Tiradentes é exceção da regra
Cadê o gramado da Praça do Arsenal?
Decadência na Praça da Independência
Praça Maciel Pinheiro pede socorro
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência e o abandono
Praça Maciel Pinheiro: falta grama e sobra lixo
Praça Maciel Pinheiro pede socorro
Sessão Recife Nostalgia: a Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vai de mal a pior
Praça Dom Vital parece um ninho de rato
Praça Dom Vital em petição de miséria
Praça Dom Vital fica pronta esse mês
Nova paisagem em São José
Sessão Recife Nostalgia: Quando a Praça do Derby era um hipódromo
Mobilização nas redes sociais contra abandono das praças do Recife
Projetada por Burle Marx, Praça do Largo da Paz vive a sujeira e o abandono
Praça do Arsenal de fonte luminosa
Cadê o gramado da Praça do Arsenal?
Jardins históricos. Cadê o comitê gestor:
Praça da Várzea revitalizada porém descaracterizada
Praça da Várzea passa por reforma depois de longo tempo abandonada
Jardins históricos detonados
O Sertão urbano do Recife no Benfica
Praça cada vez pior na Madalena
Reforma na Praça Solange Pinto, no entorno do Mercado da Madalena
Decadência na Praça da Independência
 Capiba merece coisa melhor do que uma praça abandonada
Praça Nelson Ferreira não é mais assim. Quer saber como ela ficou?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético

 Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.